Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Estudantes de Caxias desenvolvem projetos de empreendedorismo e inovação | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Estudantes de Caxias desenvolvem projetos de empreendedorismo e inovação | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Soluções tecnológicas

Estudantes de Caxias desenvolvem projetos de empreendedorismo e inovação

Alunos do Colégio Madre Imilda realizam feira com iniciativas para aplicação no dia a dia da sociedade

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
11.09.2023 - 09h27min

Margô Segat/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, Rafael Constante Guarnieri, Carolina Lorandi e Maria Eduarda Piamolini Picoloto são os responsáveis pela prótese biônica mimética.

Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Madre Imilda, em Caxias do Sul, estão desenvolvendo projetos de empreendedorismo e inovação tecnológica que abrangem as áreas da moda, meio ambiente, agricultura familiar, inclusão, comunicação, educação, saúde, gestão, qualificação profissional, infraestrutura, vulnerabilidade, transporte, energia limpa, segurança, entre outras.

banner-cetec-serraempauta.png

Dentre os projetos mais inovadores e em fase de prototipagem está a prótese biônica mimética, que possibilita uma maior mobilidade para amputados. A inovação está presente em todo o processo, desde a matéria-prima que utiliza filamentos recicláveis até o emprego da tecnologia da impressora 3D e software Fusion, uma plataforma abrangente de desenvolvimento de produtos integrada à nuvem. Os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, Rafael Constante Guarnieri, Carolina Lorandi e Maria Eduarda Piamolini Picoloto, explicam que a prótese é sustentável e esse fato representa uma economia de mais de 90% do custo do produto oferecido no mercado.

A moda do futuro é o tema do projeto desenvolvido pelas alunas da 2ª Série do Ensino Médio, Alana Reis Corteletti, Laura Carvalho Thiele e Laura Henz Borges, criadoras de roupas com temáticas ambientais. O grupo identificou os problemas que o cenário da moda causa como uma grande consumidora e poluidora dos recursos naturais em todo o mundo. O objetivo é entender a moda como meio atuante de cuidado com a comunidade, levando em conta a sustentabilidade e agregando diferentes culturas, arte, marketing e negócios.

Um site mais atualizado dos que já existem no mercado e pensado para calcular lucros, custos e taxas é o projeto desenvolvido pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, Eduardo Pauleski e Matheus Pörsch. A solução de gestão apresentada pelo Lucrosoftware (https://lucrosoftware.wixsite.com/lucrosoftware) auxilia usuários das áreas de recursos humanos e contabilidade e oferece vantagens como a democratização de cálculos contábeis, forma uma comunidade sustentável que encontra auxílio diante de dificuldades, é atrativo tanto para o público sênior quanto o público mais jovem e permite um controle simplificado de questões relacionadas a contabilidade assim como realiza esses cálculos de forma automatizada.

A coordenadora, professora Luiza Pereira Dartora, explica que a atividade está sendo trabalhada com os estudantes de forma processual e a imersão ao tema empreendedorismo exigiu inicialmente formação sobre os conceitos, evoluindo para o delineamento e construção de projetos inovadores, por meio de pesquisa, estruturação, desenvolvimento e prototipagem.

O cronograma de atividades seguiu as etapas de apresentação para as seis turmas envolvidas, inscrição de 15 equipes e atendimentos semanais para orientação quanto ao delineamento dos projetos.

Em outubro, os mais de 20 projetos serão apresentados na Feira do Empreendedorismo e Inovação, promovida pelo colégio, a uma banca avaliadora, a fim de obter o aperfeiçoamento e posterior submissão a programas e competições relacionados ao empreendedorismo.

Relação dos projetos

:: Criar roupas com temáticas ambientais, repassando parte do lucro das vendas para ong's engajadas nas respectivas temáticas.
:: Facilitar a comunicação cotidiana das pessoas com deficiência visual na sociedade, de forma simples e prática.
:: Identificar locais geográficos onde ocorrem feiras livres com venda de produtos orgânico-naturais, facilitando a comunicação entre consumidor e produtor.
:: Identificar produtos orgânicos, sem agrotóxicos, vendidos na região por produtores rurais vinculados à agricultura familiar, a fim de facilitar o consumo do mesmo.
:: Proporcionar acesso a um atendimento educacional personalizado a fim de garantir um reforço escolar para alunos de baixa renda.
:: Proporcionar acesso a um atendimento psicológico personalizado para jovens de baixa renda, garantindo uma dignidade humana.
:: Auxiliar o usuário da área de Recursos Humanos e Contabilidade das empresas, a obterem uma maior gama possível de recursos para ajudar a ministrar seu respectivo negócio.
:: Criar um recurso gratuito e acessível para pessoas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos a partir de habilidades individuais, visando um futuro promissor no que diz respeito à qualificação profissional.
:: Possibilitar um acesso seguro e sustentável a partir da criação de pontes resistentes às enchentes, para os habitantes de zonas de risco.
:: Atender pessoas em situação de vulnerabilidade, em específico a fome, através do anúncio e venda de produtos alimentícios via aplicativo.
:: Proporcionar uma qualidade de vida, através de atividades físicas, aos idosos com auxílio de um APP que capture a cinética (movimento) dos usuários.
:: Elaborar um dispositivo capaz de absorver óleo disperso na água.
:: Criar um site e/ou app para divulgar empresas de roupas (moda inverno), para a partir de uma parte do lucro, direcionar o mesmo para a criação de um Kit de inverno a ser doado para pessoas vulneráveis socialmente.
:: Transporte gratuito para crianças em situações vulneráveis da área urbana na região sul do Brasil.
:: Utilizar a força das correntes oceânicas para gerar energia limpa e sustentável.
:: Desenvolver um aplicativo básico, capaz de auxiliar os professores nas correções de atividades e provas, facilitando o feedback de notas aos alunos.
:: Utilização de materiais recicláveis para produção de filamentos sustentáveis.
:: Utilização de filamentos recicláveis para produção de próteses biônicas.
:: Criação de uma plataforma digital para oferecer informação e atendimento a pessoas interessadas no assunto.
:: Desenvolver um dispositivo capaz de auxiliar as pessoas quando estiverem em situação de perigo.
:: Reutilizar de forma sustentável os dejetos humanos para produzir energia limpa para a sociedade.

Leia mais:
Defesa Civil confirma 46 mortes pelas chuvas intensas no RS
Alckmin anuncia R$ 741 milhões para cidades do RS afetadas por ciclone
Diocese divulga programação em honra à padroeira de Caxias do Sul
Governo cria Pix para receber doações às vítimas das enchentes
Defesa Civil contabiliza 43 mortes nas enchentes no RS

Tags:

Soluções tecnológicas Colégio Madre Imilda estudantes projetos empreendedorismo inovação iniciativas aplicação dia a dia Caxias do Sul