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Obra emergencial

Estruturas da ponte provisória entre Caxias e Nova Petrópolis começam a chegar

Ao todo, serão necessários 88 galerias em concreto armado para a construção da estrutura

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
21.08.2024 - 19h00min

Diego Brunoni/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As primeiras galerias em concreto armado para a construção da ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolus, que está sendo feita sobre o Rio Caí, começaram a chegar nesta terça-feira (20) a Vila Cristina. Ao todo, serão necessários 88 galerias para a construção da estrutura.

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A primeira parte do trabalho, que consistia na preparação do terreno, começou no dia 12 de agosto. A partir de agora, a previsão é que cheguem 18 galerias por dia.

"Nesta terça, vão chegar também as placas de contenção laterais. Teremos 40 galerias de um lado e 48 do outro. Quando tivermos as primeiras 40 entregues, começa a montagem", explica o engenheiro Jeferson Dal Bello, da JB Engenharia.

A ponte terá galerias de 33 metros e 39,6 metros de comprimento e um custo de R$ 1,8 milhão. Terá apenas uma via e capacidade de tráfego para todos os tipos de veículos, incluindo caminhões. Uma das vantagens das pontes feitas em galerias é a rapidez da obra.

"Como essas pontes usam peças pré-moldadas padronizadas, não é necessário esperar pela cura do concreto das galerias no local, somente da pista de rodagem, o que agiliza o processo", explica o Dal Bello.

Diante dos problemas causados pela falta de acesso entre Caxias e Nova Petrópolis, houve uma aposta nesta estrutura, de forma a reestabelecer o tráfego o mais rápido possível.

A previsão de entrega é de 30 dias a partir do início dos trabalhos no leito do rio. Esse prazo, porém, é condicionado às condições climáticas. O financiamento da ponte será por meio de uma campanha de arrecadação coordenada pela CDL de Nova Petrópolis. A chave pix para contribuir é contato@cdlnovapetropolis.com.br.

A ponte está sendo construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, composto pela JB Engenharia e pela Alsus Infra. As empresas também são responsáveis pela construção de outras duas pontes: entre Cotiporã e Bento Gonçalves (sobre o Rio das Antas) e entre Cotiporã e Dois Lajeados (sobre o Rio Carreiro).

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