Eduardo Leite deve definir a participação financeira do Estado
redacao@serraempauta.com
17.03.2023 - 08h20min
As negociações entre Governo do Estado e municípios sobre os acessos ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, tiveram mais uma importante etapa nesta quinta-feira (16), em um encontro em Caxias.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella (MDB); o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP); e o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges. Também estavam presentes a vice-prefeita, Pala Ioris (PSDB), os secretários de Planejamento, Margarete Bender (sem partido); de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior (PTB), além de técnicos do Município.
A pauta da reunião foi a implementação dos acessos ao aeroporto que irão beneficiar toda a região. Foram abordadas as obras da ligação de São Marcos a Vila Seca, que tem extensão de 8 quilômetros e projeto executivo concluído; a ligação entre o aeroporto via Apanhador na Rota do Sol, com extensão de 14 quilômetros, com o objetivo de beneficiar os Campos de Cima da Serra e suas áreas turísticas como parques nacional e estadual já concedidos; e a ligação com a Região das Hortênsias.
Ficou acordado que os projetos e estimativa de custo já prontos serão todos encaminhados ao Daer e a complementação com projetos básicos e os respectivos investimentos. Depois que todo o material estiver concluído, será feita uma reunião na presença do governador Eduardo Leite (PSDB) para definições quanto à participação financeira do Estado nas obras. Essa foi uma demanda que veio do governo estadual.
"Quando tivermos todas essas informações reunidas, vamos levar ao governador, porque o Estado tem todo o interesse em ser parte da viabilização", comentou Costella.
Adiló abordou também o trecho de acesso que liga Caxias passando por Fazenda Souza, que se trata de uma via estadual (VRS), e que deve inserir o anel de contorno da sede do distrito. Esse contorno desviará o maior fluxo de veículos do centro de Fazenda Souza. Este assunto também está sendo encaminhado na autarquia.
"Há meses estamos trabalhando nesse assunto, inclusive identificamos uma estrada que viabilizaria a execução sem a necessidade de muitas desapropriação".
O encontro é continuidade de uma reunião entre a vice-prefeita, os secretários Margarete e Alfonso, há cerca de um mês, na sede do Daer, onde foram recebidos por Costella e Faustino.
Tags: