Siga nossas redes sociais
Logotipo - Estado e Prefeitura de Caxias firmam área da Fepagro para Horti Serra | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Estado e Prefeitura de Caxias firmam área da Fepagro para Horti Serra | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Oficializado

Estado e Prefeitura de Caxias firmam área da Fepagro para Horti Serra

Termo de cooperação tem validade de 60 meses, com possibilidade de prorrogação

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Samuel Maciel/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A área de 7 hectares do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), antiga Fepagro, foi oficialmente cedida ao Município de Caxias do Sul nesta terça-feira (18). O termo de cooperação foi assinado no local, que fica em Fazenda Souza, pelo adjunto da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Rodrigo Ramos Rizzo, e pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O prazo é de 60 meses com possibilidade de renovação.

O documento tem como finalidade o uso compartilhado de 7 hectares do imóvel, que possui 64 hectares no total. No local, a administração municipal pretende retomar o Horti Serra Gaúcha no próximo ano. O evento tem por objetivo apresentar experiências e tecnologias atualizadas em horticultura e fruticultura para agricultores, estudantes, profissionais da área e consumidores.

As negociações se intensificaram há cerca de três anos. O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, e o prefeito Adiló apontaram dificuldades no início das negociações, mas a boa vontade da Secretaria estadual, e comemoraram o desfecho.

"Estivemos várias vezes em Porto Alegre para tratar deste assunto. Cheguei a pensar em desistir. Agradeço ao secretário de Agricultura por entender a importância dessa área para Caxias e região. Poderemos realizar o Horti Serra, o Dia de Campo e utilizar para a Escola Agrícola. Agora é trabalhar para que isso tudo aconteça", assegurou Rudimar.

"Hoje é a culminância de um ato de teimosia. Desde que eu era vereador estamos com essa pauta, com muita dificuldade. No meio público, temos que ser persistentes. Vão aparecer pessoas boas que vão nos ajudar, e foi o que aconteceu. O que move esta região é a busca incessante pelo progresso. Não tenho dúvidas de que esse será um case de sucesso", completou Adiló.

O secretário adjunto parabenizou o Município pela persistência.

"É na aldeia onde a gente habita, onde as coisas acontecem. A equipe do nosso gabinete defende que sem pesquisa e sem a transferência da pesquisa, nada se conquista", ressaltou Rizzo.

Após o ato de assinatura os presentes fizeram uma vistoria na área onde será realizado o Horti Serra.

Leia também
Câmara de Caxias autoriza Município a usar imóveis abandonados
Caxias terá passe livre no transporte coletivo no segundo turno
Em Caxias, Mercopar abre as portas de olho no futuro da indústria
Prefeito de Caxias anuncia concessão do Parque da Festa da Uva
Governo vai pagar antecipado o 13º salário dos servidores estaduais

Tags:

Horti Serra Gaúcha área antiga Fepagro cedida Prefeitura de Caxias Governo do Estado Caxias do Sul