Siga nossas redes sociais
Logotipo - Estação Férrea de Carlos Barbosa receberá obra de requalificação | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Estação Férrea de Carlos Barbosa receberá obra de requalificação | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Reforma

Estação Férrea de Carlos Barbosa receberá obra de requalificação

Prédio de 113 anos será dividido em dois ambientes, e ganhará um auditório e uma sala multiuso

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Prefeitura de Carlos Barbosa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Carlos Barbosa recebeu autorização da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal para a execução da obra de requalificação da antiga Estação Férrea. O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras.

A antiga Estação Férrea abrigou o Cine Ideale até 2016, quando encerou as atividades. Desde então o prédio está desocupado. O processo de revitalização iniciou em 2018, quando arquitetos barbosenses debateram e apresentaram propostas para utilização do espaço.

A antiga Estação Férrea será dividida em dois ambientes: um auditório para apresentações musicais e audiovisuais com capacidade para 81 pessoas sentadas e um espaço multiuso para exposições artísticas e culturais, todas com acessibilidade e banheiros adaptados. Orçada em aproximadamente R$ 4 milhões, a obra passará por um reequilíbrio financeiro para a conclusão do trabalho. A revitalização deverá ser concluída em maio de 2024.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), órgão que executa a política cultural do Município, Eliseu Demari, diz que o orçamento atual vai contemplar 80%, 90% da obra.

"Precisamos desse reequilíbrio financeiro para equipamentos e mobiliário. O prazo termina em maio de 2024. Mas pode ser entregue no prazo de um ano, dependendo do andamento da atualização da captação recursos".

Demari ressalta que a obra é fundamental para Carlos Barbosa, pois diz respeito ao principal patrimônio histórico, localizado no coração geográfico e afetivo da cidade.

"Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura", completa Demari.

A Proarte alerta a pais e responsáveis que mantenham atenção redobrada sobre as crianças que utilizam o parquinho infantil vizinho à Estação Férrea durante o período da obra.

Leia também:
Escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul recebem 9 mil livros
Fenakiwi, em Farroupilha, comemora público de 80 mil visitantes
Eduardo Leite cumpre agenda em Caxias do Sul
Presidente do Solidariedade de Caxias do Sul irá concorrer a vice-governadora
Edegar Pretto defende governo com participação das pessoas e desenvolvimento regional em Caxias do Sul

Tags:

Reforma Estação Férrea Carlos Barbosa obra requalificação