Siga nossas redes sociais
Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidade

"Essa cidade não é obra de A, B ou C. Ela é do conjunto da sua gente", diz prefeito no aniversário de 132 anos de Caxias

Em evento de comemoração na Praça Dante, Adiló Didomenico também ressaltou as ações da sua administração

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul comemorou nesta segunda-feira (20) o aniversário de 132 anos da cidade, com o retorno da distribuição do bolo na Praça Dante Alighieri. Neste ano, o bolo teve o formato dos números 132.

No palco, estiveram presentes o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), sua esposa Jussara Canali, a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), a presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa (PT), e as princesas da Festa da Uva, Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. Também prestigiaram o eventos os secretários municipais e vereadores.

Para Adiló, o aniversário de 132 anos de Caxias do Sul é momento de celebração após dois de idolamento devido a pandemia da covid-19, mas também de relembrar as mais 1,5 mil vidas perdidas pela doença no Município.

Ele lembrou que Caxias foi construída com a determinação dos imigrantes italianos que vislumbraram a prosperidade e o recomeço alicerçado na fé e no trabalho. O prefeito foi aplaudido ao saudar a chegada dos novos imigrantes venezuelanos, haitianos, senegaleses e de outras nacionalidades.

“Os filhos dos senegaleses, haitianos e venezuelanos serão caxienses. Se ele adotaram Caxias pode ser certeza que ele vão ajudar muito essa cidade. Caxias se fez com essa miscigenação de pessoas. Hoje, Caxias comemora a colonização dos seus imigrantes italianos, mas Caxias se fez a partir do grande número de nacionalidades, de outras estados e também da fronteira (do Rio Grande do Sul) que encontraram oportunidade de trabalho e rende e que nos ajudaram a construir essa cidade. Essa cidade não é obra de A, B ou C, ela é obra do conjunto da sua gente, do seu povo, do somatório de todos. É por isso que esses imigrantes que estão chegando tem que ser muito bem acolhidos e tratados por que vão nos ajudar a construir o futuro dessa cidade”, ressaltou Adiló durante entrevista coletiva.

Adiló aproveitou a oportunidade apresentar as principais ações da sua administração para a comunidade que aguardava a distribuição do bolo como a compra do kit de uniforme escolar, a manutenção de 34 leitos criados a partir da demanda das internações da covid, sendo 18 de UTI e 16 clínicos. Na cultura, o investimento de R$ 800 mil no Financiarte; e no turismo, o retorno da cidade no roteiro da principal operadora do setor do país.

Também citou o trabalho em torno do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que, segundo Adiló, deverá iniciar as obras no ano que vem. A definição da área do Parque Municipal do Bem-estar Animal, e o lançamento do programa de crédito para micro e pequenos empreendedores para fomentar a economia local.

Adiló também ressaltou o diálogo permanente com o movimento comunitário e todos os presidentes de bairros, e o trabalho de recuperação da “judiada” Codeca

Após sua fala, o prefeito convidou o público presente para cantar os parabéns pelo aniversário da cidade. Na sequência, as integrantes do Clube de Mães do Bairro Rio Branco, responsáveis pela produção do bolo, iniciaram a distribuição do doce para os presentes.

A programação terminou com a apresentação do Coro Vozes da Casa.

Tags:

Aniversário Caxias do Sul, 132 anos, emancipação política Adiló Didomenico