Nem a presença de chuva no domingo afastou o público, que se encantou com as apresentações em frente às Lojas Magnabosco
redacao@serraempauta.com
05.12.2022 - 18h54min
O coração de Caxias do Sul tornou-se palco de arte, emoção e reencontro com a magia do Natal por duas noites. "O Grande espetáculo de Natal" foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro em frente às Lojas Magnabosco. Reunindo um público de aproximadamente 13 mil pessoas nas duas noites, quem presenciou foi presenteado com apresentações do Coro da Unimed Nordeste-RS e de um elenco com 60 artistas, entre participantes do Grupo Tholl e locais. A chuva fina que permeou a noite de domingo (4) não afastou o público presente.
Com direção artística de João Bachilli, do Grupo Tholl, o espetáculo foi inédito, criado especialmente para a ocasião. Segundo o diretor, o que norteou essa produção foi um grande carinho, principalmente por Caxias do Sul ter sido uma das primeiras cidades a acolherem o Grupo Tholl no seu início.
"A emoção é o ponto alto da apresentação. Tudo foi feito com muito amor e trabalho, com a expectativa de todos saírem felizes e aplaudindo essa experiência. Essa é uma oportunidade de possibilitar acesso amplo a esta magia, transmitindo união e generosidade", afirma Bachilli.
O espetáculo teve início com imagens celebrando a chegada do Natal, projetadas na fachada das Lojas Magnabosco, por meio da técnica de projeção mapeada (mapping), e que foram realizadas durante todo o evento.
De acordo com a diretora de arte, Simone Grando, foi necessária uma equipe de aproximadamente 15 pessoas para realizar este efeito mais do que especial para o Grande Espetáculo.
"Depois de definirmos, junto à produção do evento, qual seria o conteúdo das projeções, recriamos o prédio das Lojas Magnabosco em 3D e geramos as imagens especificamente para essa arquitetura, sob medida. Esperamos que todos tenham gostado e se emocionado com essa experiência e tenham um feliz Natal", explica.
Em seguida, tiveram início as apresentações do Coro da Unimed Nordeste-RS, guiado pelo maestro Ivan Montanha, com canções natalinas clássicas, e dos artistas, reunindo artes cênicas e circenses, com coreografias exclusivas, brincadeiras, malabarismos, acrobacias no palco e também aéreas, em tecido.
Um momento tocante foi a projeção de imagens da Casa Centenária com a narração do Pedro Horn Sehbe do texto "O tempo e a nossa história" que mostra a relação do Magnabosco com a comunidade caxiense, com o centro histórico, com o Natal, enquanto o Coro da Unimed imitava batidas do coração, enfatizando a emoção do momento. Para o encerramento, foi convidado ao palco o próprio Papai Noel, que reuniu todo o elenco e celebrou o sucesso das apresentações.
Para o idealizador do evento, Pedro Horn Sehbe, a magia do Natal foi, mais uma vez, entregue à comunidade.
"Essa edição foi uma montanha russa de emoções, mas sou grato pela energia incrível e trabalho de todos, e também a São Pedro e Santa Clara, que 'clareou' nosso tempo e permitiu que o espetáculo fosse apresentado no domingo", emociona-se.
Responsável pela direção executiva, a produtora cultural Cali Troian afirma que os desafios são proporcionais ao porte do evento mas em relação ao mau tempo foi superado por decisões acertadas, embasadas tecnicamente, incluindo o monitoramento frequente do clima, com doses de otimismo e, principalmente, pelo trabalho de uma equipe coesa e determinada.
"Estávamos empenhados em fazer acontecer. Nós formamos uma grande equipe, uma verdadeira orquestra dos bastidores para atender as expectativas da nossa plateia, que veio preparada para chuva."
Sehbe também agradeceu ao público que, mesmo com chuva, permaneceu, e aos parceiros, que permitiram que o evento fosse realizado de maneira grandiosa e especial.
"O Grande Espetáculo de Natal” foi viabilizado com investimento de R$ 300 mil da iniciativa privada, somado aos aportes do Município, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e do Governo do Estado, por meio do Pró-cultura RS.
Leia também:
Prefeitura de Caxias facilita atendimento ao produtor rural
Movimento pede o fim da violência contra a mulher em Caxias
Mutirão vacina quase 1,8 mil crianças contra a meningite em Caxias
OPINIÃO: A mentira
Empresário Ubiratã Rezler foi eleito presidente do Simecs de Caxias
Tags:
Magia encanto O Grande espetáculo de Natal 13 mil pessoas Lojas Magnabosco Caxias do Sul