Tema foi abordado pela sócia-diretora da empresa Critério, Soraia Hanna, durante a RA da CIC Caxias desta segunda-feira
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24.04.2023 - 17h31min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul recebeu na RA desta segunda-feira (24) a empresária e jornalista Soraia Hanna, sócia-diretora da empresa Critério Resultados em Opinião Pública. Durante o evento, Soraia falou sobre o tema "Reputação e gestão de riscos: um caminho de profissionalização" e destacou o papel da imagem dentro da construção do valor de uma marca.
"Não confunda uma emergência com uma crise. A crise é uma ruptura com a normalidade e sempre implica em uma ameaça", afirmou.
Em sua palestra, Soraia questionou: "Por que reputação importa?", e apresentou dados que mostram a cultura do tema. Segundo ela, 76% dos executivos brasileiros atribuem o valor de suas empresas à reputação e 1/3 da avaliação financeira das empresas nas 15 maiores bolsas de valores do mundo vêm da reputação corporativa.
Para Soraia, reputação é um acúmulo de boa vontade, fazendo o que é certo.
"Instituições e empresas são feitas por pessoas. A reputação não vem de graça. Vem da confiança, relacionamentos, atitude, narrativa, legado e profissionalização", afirmou a empresária, destacando a importância de uma gestão de riscos adequada para proteger a confiança e a credibilidade das instituições.
Durante a palestra, Soraia apresentou alguns exemplos de empresas que tiveram a reputação nos seus negócios abalada por falhas na gestão de riscos. Ela enfatizou a importância de uma comunicação clara e transparente em momentos de tempestade para minimizar os danos.
"Acontecimentos negativos não representam por si só uma crise. Mas a forma como são administrados podem se transformar em crise, e crises têm o potencial de afetar a organização inteira", pontuou Soraia.
Ainda de acordo com a especialista, a conjuntura econômica, o cenário de instabilidade e a polarização constante são gatilhos que tornam o debate cada vez mais próximo das empresas. Da mesma forma, o contexto econômico global e brasileiro gera incertezas e desconfiança nos ambientes corporativos e fazem a sociedade optar por marcas com posicionamento e ação.
"Não basta fazer uma nota ou querer agradar sem conversar com a realidade a partir de ações concretas. Atitude gera confiança, que é fundamental no jogo da reputação", afirmou Soraia.
E durante uma crise, o que fazer? Soraia elencou algumas ações: fazer um plano de blindagem, identificando riscos potenciais antes da crise acontecer; identificar claramente o problema, reunindo todas as informações; criar um comitê de crise; estabelecer o alinhamento oficial definido pela organização e compartilhar com o time; e não se afundar no problema, o trabalho não pode parar.
Ao final de sua apresentação, Soraia destacou a importância da profissionalização da gestão de riscos e do suporte corporativo à comunicação. Para a empresária, a gestão de riscos e a construção da reputação são uma necessidade para empresas e instituições.
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