Apresentação oficial do estudo deverá acontecer até o dia 12 de agosto
redacao@serraempauta.com
08.06.2021 - 15h41min
O escritório Vazquez Arquitetos, contratato para a elaboração do plano geral do conjunto edificado da Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa), apresentou uma prévia do estudo para o grupo de trabalho formado por secretários da Prefeitura de Caxias do Sul.
No final de maio, o escritório de arquitetura entregou para a administração municipal o diagnóstico preliminar do trabalho. Segundo a secretária da Cultura, Aline Zilli, na reunião da semana passada, realizada no salão nobre do Centro Administrativo, os representantes do escritório de arquitetura apresentaram uma avaliação do estado de conservação dos imóveis, as intervenções realizadas e a preservação.
Também participaram do encontro, a vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB), que coordena o grupo de trabalho, e os secretários Maurício Batista (Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos), Margarete Bender (Planejamento) e Élvio Gianni (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego). De acordo com Paula Ioris, as informações preliminares serão agora avaliadas por uma comissão formada por técnicos da Secretaria do Planejamento. O escritório contratado tem até 12 de agosto para apresentação oficial do estudo.
"A partir deste estudo teremos uma visão clara de como o complexo poderá ser melhor ocupado. E, logicamente, a comunidade terá participação ativa neste processo. Sob hipótese alguma tomaremos decisões de forma isolada ou fechadas", reforçou.
A vice-prefeita salientou que a administração tem o entendimento de que a Maesa pertence à comunidade. Mas ressaltou que a ocupação necessita de um debate maduro e com pensamento no melhor, o que inclui a possibilidade de parcerias público-privadas (PPPs).
"É preciso ter a compreensão de que a recuperação do espaço exigirá recursos que o Município não tem capacidade para assumir", frisou.
Nova Comissão
Para que a comunidade participe deste processo, a Prefeitura constituiu, por meio de decreto publicado em 10 de maio, a Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa, composta por 26 representantes do Executivo, Legislativo e de entidades representativas. A medida revoga os decretos anteriores.
A coordenação das atividades da Comissão será exercida pela representante da Secretaria da Cultura, Aline Zilli. A primeira reunião acontecerá no dia 21 de junho.
Composição
Executivo
Aline Zilli (Cultura), Elvio Gianni (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego), Henrique Gustavo Koch (Meio Ambiente), Karin Comandulli (Procuradoria-Geral do Município), Liseane Peluso Rech (Samae), Maristela Guaresch (Planejamento), Maurício Batista da Silva (Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos), Renata dos Santos da Costa (Turismo), Rosana Guarese (Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural).
Legislativo
Velocino Uez (presidente da Câmara de Vereadores) e Rafael Bueno (presidente da Frente Parlamentar "A Maesa é nossa").
Entidades
Ana Carla Galvan (Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural), Anthony Beux Tessari (Universidade de Caxias do Sul), Carlos Eduardo Pedone (Instituto de Arquitetos do Brasil), Denis Pereira Chidem (Faculdade da Serra Gaúcha), Florencia Del Carmen Nieto (Associação de Empresas de Pequeno Porte do RS), Ivonei Pioner (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Jacson Papi (Conselho Municipal do Turismo), Jessica de Carli (Movimento Vivacidade), Maria Helena Lacava (Associação dos Livreiros Caxienses), Matias Revello Vazquez (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul), Orildes Tres (Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul), Ruben Antonio Bisi (Mobilização por Caxias), Shirlei Omizzolo (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços), Silvio Luiz Frasson (Movimento Sindical) e Valdir Walter (União das Associações de Bairros).
Leia também:
Comissão de Ética da Câmara de Caxias emite parecer sobre processo contra vereador Alexandre Bortoluz
Caxias do Sul inicia vacinação contra covid-19 para população em geral
Guardas municipais de Caxias são afastados das atividades na rua após abordagem que resultou na morte de Matheus da Silva dos Santos
Feirantes de Caxias do Sul passam a oferecer a rastreabilidade dos produtos
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul plano geral Maesa Caxias do Sul