Gustavo Tamagno Martins autografa
redacao@serraempauta.com
16.09.2024 - 11h21min
O jornalista e escritor Gustavo Tamagno Martins lançará oficialmente a sua quarta obra na Feira do Livro de Caxias do Sul. A coletânea de crônicas "Ansiosos, dirijam-se a este guichê" ganhará sessão de autógrafos no dia 29 de setembro, às 15h, no espaço 2, na Praça Dante Alighieri.
Além do lançamento, no mesmo dia, Gustavo mediará o bate-papo "Conversas crônicas: o processo de escrita de cronistas contemporâneos", com a presença dos escritores Antonio Prata e Pedro Guerra. A conversa ocorrerá na Galeria Gerd Bornheim, a partir das 17h.
A quarta obra de Gustavo reúne mais de 40 crônicas que foram divididas em quatro partes: Ansiedade crônica (ou crônicas ansiosas); Silêncio barulhento; No corre da vida; e Gentilezas & sutilezas. O livro foi publicado pela Editora Folheando, de Belém do Pará. A capa foi desenvolvida pelo designer gráfico Breno Castilho.
O escritor destaca que a intenção é de que a obra sirva como uma rede de apoio às pessoas que, assim como ele, desejam ressignificar a ansiedade que mora dentro do peito.
"Nós vivemos com a sensação de estarmos sempre correndo contra o tempo. Enquanto somos bombardeados por tantas informações, as nossas preocupações e cobranças, inclusive as internas, só aumentam. Infelizmente, também cresce o número de pessoas depressivas e ansiosas. Parece que os dias estão cada vez menores e a nossa lista de tarefas só espicha. Dormimos pouco e ainda queremos carregar o mundo todo nas costas. Sem falar quando nos comparamos com os outros. O resultado não poderia ser diferente: até a nossa ansiedade se torna ansiosa", comenta.
O escritor reforça a importância do cuidado com a saúde mental.
"Eu falo sobre a ansiedade do ponto de vista de um ansioso. A escrita é a minha terapia e me ajuda muito a desarmar gatilhos internos e a desacelerar em meio a tanta correria. As pessoas ansiosas também precisam encontrar formas de controlar e amenizar os efeitos da ansiedade e buscar ajuda da melhor forma, com ferramentas como a espiritualidade, a música e a conexão com a natureza ou mesmo com terapia ou acompanhamento psiquiátrico. Nos meus textos procuro mostrar que a ansiedade pode ser uma inquilina pacífica, e que está ali para nos aconselhar e nos alertar, muitas vezes", completa o autor.
Martins foi vencedor na categoria de contos do Concurso Anual Literário da cidade deste ano, com os textos "Bomba-relógio", "O vazio que nos habita" e "Regras da Casa". A antologia com os textos premiados também está prevista para ser lançada durante a Feira do Livro.
Os exemplares estarão à venda na banca da livraria Do Arco da Velha. O livro pode ser encontrado também na livraria Almanaque Cultural, em Flores da Cunha, e pelo site da Editora Folheando.
Leia mais:
Complexo enoturístico completa primeiro ano em Farroupilha
Vice Paula Ioris assume como prefeita em exercício de Caxias do Sul
Startup de Bento viabiliza economia de até 8% com despesas de frete
Orquestra de Sopros e Tatiéli Bueno apresentam canções platinas em Caxias
Palestra trata sobre espiritualidade, saúde mental e felicidade no trabalho
Tags:
Cultura literatura Gustavo Tamagno Martins lança quarto livro Feira do Livro Caxias do Sul