Siga nossas redes sociais
Logotipo - Escolas públicas e privadas de Caxias podem ter detectores de metais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escolas públicas e privadas de Caxias podem ter detectores de metais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Segurança

Escolas públicas e privadas de Caxias podem ter detectores de metais

Projeto de lei foi protocolado no mesmo dia da morte de quatro crianças em uma creche, em Santa Catarina

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andreza Lima/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Adriano Bressan (PTB), protocolou na quarta-feira (5) o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de portais de detecção de metais nas escolas da rede pública e privada de Caxias do Sul. A matéria foi protocolada no mesmo dia em que um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor e matou com uma machadinha quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos, em Blumenau, Santa Catarina.

O texto estabelece que os detectores de metal fixos sejam instalados nas entradas de todos os estabelecimentos de ensino da cidade. Todas as pessoas que forem acessar, sejam elas funcionários ou alunos, deverão ser submetidos ao equipamento.

A proposta prevê também que, no ato da matrícula escolar, os pais e/ou responsáveis dos alunos menores assinem um termo de autorização para que, caso o equipamento detector de metais seja acionado, a autoridade responsável possa revistar o aluno e seus pertences, obedecendo as normas legais.

Segundo o autor da proposta, a instalação de equipamentos que auxiliam na contenção da violência em ambientes públicos, já é uma realidade em vários estabelecimentos.

"O projeto que apresentamos, já foi colocado em prática com inegável sucesso, em todos os estabelecimentos do Poder Judiciário e do Poder Legislativo. Se alguém quiser entrar na Câmara de Vereadores, por exemplo, tem que passar pelo detector. Essas ações, que aumentaram a segurança, têm o objetivo de preservar a vida e a segurança não só dos alunos, mas de todos que frequentam as escolas de nosso Município", defende Bressan.

"Não podemos continuar assistindo essas tragédias sem fazer nada, como a ocorrida no dia de hoje, na cidade de Blumenau/SC. Se, inicialmente, controlarmos a entrada desses objetos que representam um perigo à vida dos estudantes, vamos trazer mais tranquilidade aos pais e familiares, e consequentemente, aumentar a sensação de segurança dentro das unidades de ensino", finalizou o vereador.

A partir de agora, o projeto de lei tramitará pelas comissões do Legislativo e seguirá ao plenário para apreciação dos vereadores.

Leia mais:
Lançado residencial em região privilegiada de Caxias do Sul
Economia de Caxias do Sul tem queda de 3,7% em fevereiro
Caxias do Sul se despede de Dom Paulo Moretto
Caxias inaugura nova residência inclusiva para pessoas com necessidades especiais
Flores da Cunha tem novo secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade

Tags:

Segurança escolas, públicas privadas Caxias do Sul instalação detectores de metais