Siga nossas redes sociais
Logotipo - Escolas municipais de Educação Infantil entram em greve nesta segunda, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escolas municipais de Educação Infantil entram em greve nesta segunda, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Impasse

Escolas municipais de Educação Infantil entram em greve nesta segunda, em Caxias

Funcionários reivindicam aumento de salário de 15%. Administração oferece 5,78%

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Izidoro/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As educadoras que atuam nas creches de Caxias do Sul anunciam uma greve geral a partir desta segunda-feira (12). O Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba/Caxias) reivindica aumento de salário de 15%. O governo municipal mantém a concessão 5,78% de aumento, retroativo a 1º de abril. A categoria irá se manifestar em frente à Secretaria Municipal da Educação (Smed). Com a decisão, as 48 escolas de Educação Infantil do Município estão fechadas, e atinge aproximadamente 6 mil crianças e suas famílias.

Leia também:
Educadoras aceitam proposta e suspendem paralisação nas creches de Caxias do Sul

A greve havia sido suspensa no dia 21 de maio, após mediação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), entre os representantes do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba/Caxias), das três entidades responsáveis pela gestão das creches, e do Município de Caxias. Na ocasião, ficou acordado a criação de um grupo de trabalho para, no prazo de 10 dias, apresentar propostas objetivas a respeito das reivindicações.

Em nota, a administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), afirma que a medida é descabida, inoportuna e prejudicial às famílias que mantêm seus filhos nas escolas infantis.

"A Prefeitura lamenta a decisão que vai prejudicar milhares de famílias. O Município assinala que todos os direitos dos funcionários estão garantidos, incluindo salários pagos em dia, além de existir uma comissão de negociação tratando das reivindicações".

O governo municipal orienta que diante da paralisação temporária das aulas, as famílias não enviem as crianças às escolas de Educação Infantil e busquem organizar suas rotinas da melhor forma possível.

Em outro trecho, a nota diz que as organizações de gestão compartilhada e a administração municipal seguem trabalhando no atendimento a todas as demandas possíveis, que extrapolam o acordo coletivo 2022-2024. Uma das definições já adotadas é que reuniões pedagógicas passem a ocorrer também por videoconferência de forma híbrida em junho. A partir de julho, serão presenciais e híbridas. O diálogo segue aberto em torno do transporte dos trabalhadores e outros temas.

Uma nova audiência de conciliação está marcada para o dia 19 de junho, às 10h, na 4ª Vara Regional do Trabalho, em Caxias.

Leia mais:
ExpoBento tem programação dedicada à cultura gaúcha neste domingo
Revitalizada área de lazer no Bairro Fátima Alto, em Caxias
Advogado de Caxias do Sul indicado para desembargador eleitoral
Procon de Caxias orienta consumidores para as compras do Dia dos Namorados
Uma semana para celebrar 133 anos de diversidade cultural de Caxias do Sul

Tags:

Impasse escolas municipais Educação Infantil greve funcionários Senalba Prefeitura de Caxias Adiló Didomenico Caxias do Sul