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Escolas municipais de Caxias conhecem proposta de educação antirracista para 2023

Escolas que foram destaques em trabalhos do Núcleo QuERER receberam reconhecimento

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Elisabete Bianchi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Secretaria da Educação (Smed) de Caxias do Sul apresentou propostas de atividades antirracistas para desenvolver as escolas da rede municipal para 2023. Na ocasião, 10 escolas receberam o reconhecimento pelo engajamento com os desafios e gincanas propostos pelo Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER) ao longo do ano letivo 2022. As atividades ocorreram na terça-feira (4), em solenidade no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura.

As placas alusivas ao reconhecimento foram entregues às diretoras ou representantes de cada instituição pelas mãos da secretária municipal da Educação, Sandra Negrini (PSDB) e pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

"O grande volume de imigrantes que tem chegado a Caxias do Sul todos os dias fará com que possamos aprender a conviver com as diferenças e crescer juntos, graças à miscigenação. Vamos acolhendo a todos com respeito e confiança, buscando condições de dar dignidade para que todos possam trabalhar. Esses migrantes serão os caxienses do futuro", declarou Adiló.

A equipe pedgógica da Smed percorre todas as 82 escolas municipais de Ensino Fundamental, as 48 escolas de Educação Infantil de gestão compartilhada e ainda presta suporte para a rede estadual para enfrentar diferentes formas de preconceito impregnadas na sociedade.

O QuERER entrou em operação em 2021, logo na retomada das atividades escolares após a interrupção provocada pela pandemia da covid-19, com a atribuição específica de promover, orientar, coordenar e monitorar a educação das relações étnico-raciais.

"A escola serve como amortecedor para as diferenças e traz à tona as diversidades. Como sociedade, hoje, precisamos de tolerância e respeito. Nossa missão, enquanto educadores, é de trabalhar por relações mais humanas e por pessoas com maior capacidade de empatia e acolhimento ao que lhe é diferente", pontuou a secretária.

Estratégia de Gamificação

Após a homenagem às escolas, a linha de ação de metodologia antirracistapara este ano também foi apresentada.

Com atribuições específicas de promover, orientar, coordenar e monitorar a educação das relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Caxias, o QuERER se disponibiliza com orientações para as escolas na elaboração de propostas que tenham como objeto de conhecimento a educação antirracista.

A equipe de trabalho para 2023 conta com Caren Daiane da Silva, graduada e professora de História, orientadora educacional com foco em Educar na Diversidade e Educação Especial Inclusiva e mestranda em Educação; Cláudia Fin, professora de História com formação em História e Filosofia e mestra em Letras e Cultura; e Lucila Guedes de Oliveira, arte-educadora nas redes municipais de ensino de Caxias e Farroupilha, mestra e doutoranda em Educação.

"Os diálogos construídos ao longo de 2021 e 2022 pelo QuERER com as escolas da rede municipal de Caxias do Sul desenharam caminhos para rever a proposta pedagógica, o currículo e as práticas pedagógicas, trazendo referências culturais da história afro-indígena brasileira apresentadas nas abordagens de todas as áreas do conhecimento", pontua Caren.

"Com este olhar, a proposta para 2023, por meio da Gamificação, concebida como metodologia antirracista, pretende provocar deslocamentos teóricos e práticos necessários para uma mudança realmente estrutural na concepção da educação", afirma Cláudia.

"Se lembrarmos das palavras de Ângela Davis, 'em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.' O movimento é ético, de rigor científico e de afetos", conclui Lucila.

Escolas homenageadas

:: Dolaimes Stedile Angeli, João De Zorzi, Alberto Pasqualini, Papa João XXIII, Prefeito Luciano Corsetti, Renato João Cesa, Villa Lobos, Angelo Francisco Guerra, Sete de Setembro e Professora Leonor Rosa.

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