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Escolas municipais de Caxias conhecem proposta de educação antirracista para 2023

Escolas que foram destaques em trabalhos do Núcleo QuERER receberam reconhecimento

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
09.04.2023 - 09h20min

Elisabete Bianchi/Divulgação
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A Secretaria da Educação (Smed) de Caxias do Sul apresentou propostas de atividades antirracistas para desenvolver as escolas da rede municipal para 2023. Na ocasião, 10 escolas receberam o reconhecimento pelo engajamento com os desafios e gincanas propostos pelo Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER) ao longo do ano letivo 2022. As atividades ocorreram na terça-feira (4), em solenidade no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura.

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As placas alusivas ao reconhecimento foram entregues às diretoras ou representantes de cada instituição pelas mãos da secretária municipal da Educação, Sandra Negrini (PSDB) e pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

"O grande volume de imigrantes que tem chegado a Caxias do Sul todos os dias fará com que possamos aprender a conviver com as diferenças e crescer juntos, graças à miscigenação. Vamos acolhendo a todos com respeito e confiança, buscando condições de dar dignidade para que todos possam trabalhar. Esses migrantes serão os caxienses do futuro", declarou Adiló.

A equipe pedgógica da Smed percorre todas as 82 escolas municipais de Ensino Fundamental, as 48 escolas de Educação Infantil de gestão compartilhada e ainda presta suporte para a rede estadual para enfrentar diferentes formas de preconceito impregnadas na sociedade.

O QuERER entrou em operação em 2021, logo na retomada das atividades escolares após a interrupção provocada pela pandemia da covid-19, com a atribuição específica de promover, orientar, coordenar e monitorar a educação das relações étnico-raciais.

"A escola serve como amortecedor para as diferenças e traz à tona as diversidades. Como sociedade, hoje, precisamos de tolerância e respeito. Nossa missão, enquanto educadores, é de trabalhar por relações mais humanas e por pessoas com maior capacidade de empatia e acolhimento ao que lhe é diferente", pontuou a secretária.

Estratégia de Gamificação

Após a homenagem às escolas, a linha de ação de metodologia antirracistapara este ano também foi apresentada.

Com atribuições específicas de promover, orientar, coordenar e monitorar a educação das relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Caxias, o QuERER se disponibiliza com orientações para as escolas na elaboração de propostas que tenham como objeto de conhecimento a educação antirracista.

A equipe de trabalho para 2023 conta com Caren Daiane da Silva, graduada e professora de História, orientadora educacional com foco em Educar na Diversidade e Educação Especial Inclusiva e mestranda em Educação; Cláudia Fin, professora de História com formação em História e Filosofia e mestra em Letras e Cultura; e Lucila Guedes de Oliveira, arte-educadora nas redes municipais de ensino de Caxias e Farroupilha, mestra e doutoranda em Educação.

"Os diálogos construídos ao longo de 2021 e 2022 pelo QuERER com as escolas da rede municipal de Caxias do Sul desenharam caminhos para rever a proposta pedagógica, o currículo e as práticas pedagógicas, trazendo referências culturais da história afro-indígena brasileira apresentadas nas abordagens de todas as áreas do conhecimento", pontua Caren.

"Com este olhar, a proposta para 2023, por meio da Gamificação, concebida como metodologia antirracista, pretende provocar deslocamentos teóricos e práticos necessários para uma mudança realmente estrutural na concepção da educação", afirma Cláudia.

"Se lembrarmos das palavras de Ângela Davis, 'em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.' O movimento é ético, de rigor científico e de afetos", conclui Lucila.

Escolas homenageadas

:: Dolaimes Stedile Angeli, João De Zorzi, Alberto Pasqualini, Papa João XXIII, Prefeito Luciano Corsetti, Renato João Cesa, Villa Lobos, Angelo Francisco Guerra, Sete de Setembro e Professora Leonor Rosa.

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