Convênio entre Prefeitura e universidade permitirá abertura de 200 vagas para alunos do 6º ao 9º ano
redacao@serraempauta.com
18.01.2022 - 17h35min
A Prefeitura de Bento Gonçalves e UCS assinaram nesta terça-feira (18), um convênio que irá possibilitar a abertura de 200 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque. A cessão de uso permitirá que os alunos estudem em espaços do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS/Carvi)
A UCS fará a cedência de 10 salas de aula, auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos, e espaço da secretaria. O plano pedagógico, professores, merenda, direção e outras ações permanecem sob a responsabilidade da Secretaria da Educação do Município.
O investimento do governo municipal será de R$ 1,25 milhão por ano. Além das salas de aulas, o Município garantiu a reforma da cozinha, e uso de espaço espaço maker. Também será desenvolvido projetos horta-escola, escola para vida e a criação de um projeto que levará conteúdo para as crianças com câncer.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressaltou que a parceria firmada com a UCS vai beneficiar aos alunos, professores, pais e o Município.
Para o vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, a parceira da universidade contribui para o fomento e qualificação da educação e para Bento.
"A proposta foi muito bem aceita internamente. E hoje estamos muito contentes com a parceria. É um propósito que vale a pena, pois é grandioso e vamos colher frutos interessantes. Esse envolvimento vai ter muito sucesso".
O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, ressaltou o caráter inédito da parceria e a otimização de recursos.
"Esse projeto não tem em nenhum lugar do mundo. Trabalhando desta maneira vamos otimizar cada vez mais os nosso recursos. Com certeza é uma parceria que não tem erro", disse.
Representando o prefeito Diogo Siqueira (PSDB), que estava em Porto Alegre participando do lançamento do projeto Avançar no Turismo, a primeira-dama Cláudia Remus, comemorou a parceria.
"Nós gostaríamos que todas as escolas tivessem uma estrutura geral como uma universidade tem. Estaremos dentro deste ambiente atendendo alunos, e proporcionando mais vagas. Hoje estamos plantando a primeira sementinha. O papel das instituições de ensino é de promover iniciativas como essa para projetar um futuro concreto prestando serviços a comunidade e aprimorando as suas ações".
Leia também:
Comissão Comunitária detalha desfile cênico musical da Festa da Uva
Angelo Boscari é eleito presidente da Câmara de Flores para 2022
Valim e Fiuza testam positivo para a covid-19
Índice de casos positivos da covid-19 é de 50% em Caxias do Sul
Felipe Gremelmaier e Gabriel Souza avaliam cenário eleitoral deste ano
Tags:
Executivo Prefeitura de Bento Gonçalves convênio Escola São Roque cedência 10 salas de aula Bento Gonçalves