Notícias de Caxias do Sul e Serra Gaúcha

Logotipo - Escola pública de Caxias do Sul recebe projeto \
Logotipo - Escola pública de Caxias do Sul recebe projeto \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Comunicação não violenta

Escola pública de Caxias do Sul recebe projeto "Cócegas no Coração"

Escritor Caciano Kuffel e psicólogo Fernando Bins apresentam espetáculo teatral e realizam oficinas com estudantes e professores

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
05.09.2024 - 12h11min

Rafaela Bins/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Escola Estadual Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis, em Caxias do Sul, recebe no dia 16 de setembro a circulação do projeto Cócegas no Coração: relações mais afetivas no ambiente escolar.

banner-cetec-serraempauta.png

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Idealizado pelo escritor Caciano Kuffel e pelo psicólogo Fernando Bins, o projeto está na estrada desde agosto, levando apresentações de teatro e oficinas práticas para adolescentes e professores, com foco na comunicação não violenta e temas como autoestima, motivação, bullying, preconceito, acolhimento e aceitação. A programação é exclusiva para as comunidades escolares.

Em Caxias do Sul, serão mais de 400 pessoas beneficiadas, somando duas apresentações teatrais, duas oficinas para estudantes e outras duas oficinas para professores. As atividades são realizadas em três momentos: inicialmente, os artistas apresentam uma peça de teatro que trabalha questões fundamentais para a vida dos adolescentes.

Com duração de 50 minutos, o espetáculo utiliza números de mágica, humor, poesia e conhecimento científico para que os alunos possam compreender seu espaço no mundo contemporâneo e como se relacionar com o próximo.

Logo na sequência, Kuffel realiza uma oficina lúdica com os estudantes, trabalhando técnicas de concentração, expressão corporal, atuação e improviso, ferramentas que podem ser eficazes no cotidiano dos jovens.

Em paralelo, Bins conversa com os professores, em outro ambiente, sobre os conceitos de empatia e comunicação não violenta. O objetivo é demonstrar a importância da sensibilidade no acolhimento das demandas da sala de aula e da vida.

"Por meio do teatro e das oficinas, pretendemos mostrar como as ferramentas da comunicação não violenta podem transformar o ambiente e o futuro de quem as pratica. Isso pode ajudar os estudantes a entenderem seus espaços na sociedade e a construírem relacionamentos saudáveis em toda a comunidade escolar", resume Kuffel.

Desde sua estreia, em agosto, a circulação já passou por escolas públicas de Aracruz, no Espírito Santo, Indaiatuba e Campinas, no interior de São Paulo. Também estão programadas apresentações em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e Panambi, no Rio Grande do Sul.

Leia mais:
Advocacia do Município de Caxias apresenta minuta de processo administrativo
Unimed oferece mais de 50 vagas de emprego em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias desclassifica empresas que disputaram licitação de telemedicina
Governo do Estado anuncia construção de novo presídio em Caxias do Sul
Escritora de Caxias do Sul lança segundo livro de crônicas

Tags:

Geral Comunicação não violenta escola pública Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis Caxias do Sul projeto