Siga nossas redes sociais
Logotipo - Escola Laurindo Formolo, em Caxias, terá sede própria em 2024 | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escola Laurindo Formolo, em Caxias, terá sede própria em 2024 | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Educação

Escola Laurindo Formolo, em Caxias, terá sede própria em 2024

Instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos padres paulinos, aos fundos da Igreja de São Ciro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Escola Municipal Laurindo Formolo passará a funcionar em nova sede, no Bairro São Ciro, em Caxias do Sul, a partir do próximo ano letivo. A instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos padres paulinos, aos fundos da Igreja de São Ciro. O local de 7,5 hectares adquirido pelo Município deverá ser liberado pelos atuais inquilinos até o final do ano.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) anunciou a novidade nesta quinta-feira (5), na presença de cerca de 150 moradores que lotaram o salão da Igreja Santa Clara, durante a terceira reunião do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, desta vez contemplando os bairros Mariland, São Ciro, De Lazzer, Século XX e Jardim das Hortênsias.

O prédio em que o colégio funcionou durante 30 anos foi desativado em 2021. Desde então, alunos estudam provisoriamente no antigo prédio do Mutirão, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, alugado pelo Município. A prefeitura chegou a realizar três licitações para construir um novo prédio, mas não teve interessados.

"Hoje vou dormir em paz", aliviou-se o presidente da Associação de Moradores do São Ciro, Pedro Jones Stedile, lembrando as cobranças recorrentes, há anos, em função da situação dessa escola. Em seguida, o líder comunitário defendeu a finalização da praça do bairro e sua denominação como Ângelo Ferraro e a construção de passeio público na Avenida Senador Alberto Pasqualini.

Em falas e manifestações por escrito, moradores e empresários do São Ciro também defenderam mudanças na Lei das Águas, que segundo eles limita empreendimentos no bairro, que está situado em bacia de captação.

O presidente do Bairro Século XX, Jair Vargas da Silva, solicitou bancos e proteção nas paradas de ônibus, contêineres para coleta de lixo e a implantação de uma área coberta para prática de esportes na Escola Ângelo Francisco Guerra.

A moradora do São Ciro, Luciana Camazzola, endossou essa solicitação:

"Nossa escola tem mais de 40 anos e 250 alunos", defendeu.

Outras reivindicações dessa comunidade são uma escola infantil e implantação de um semáforo num dos acessos ao bairro.

O presidente da Amob do Jardim das Hortênsias, Paulo Sérgio dos Santos Freitas, pediu melhorias no acesso e em vias do bairro. Melhorias em ruas também foram solicitadas pelo presidente do De Lazzer, Gionei Castilhos.

Outras reivindicações, feitas ao microfone e por escrito, serão encaminhadas aos setores responsáveis.

A quarta reunião do Fala, Caxias! será neste sábado (7), no Salão Paroquial de Fazenda Souza, na Avenida Dante Marcucci, 5638.

Leia mais:
CPI da Saúde da Câmara de Caxias aprova a prorrogação por 30 dias
Feira do Livro de Caxias do Sul recebe a escritora Daniela Arbex
Conselho do Meio Ambiente amplia recursos a recicladoras de Caxias
ExpoBento e Fenavinho, em Bento, abrem venda de espaços para 2024
Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto

Tags:

Educação Escola Laurindo Formolo São Ciro Caxias do Sul, sede própria ano letivo 2024 antigo seminário padres paulinos