Siga nossas redes sociais
Logotipo - Escola Laurindo Formolo, em Caxias do Sul, inicia ano em sede própria | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escola Laurindo Formolo, em Caxias do Sul, inicia ano em sede própria | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Educação

Escola Laurindo Formolo, em Caxias do Sul, inicia ano em sede própria

Mudança beneficiará diretamente as comunidades dos bairros São Ciro e Serrano

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) sancionou nesta segunda-feira (8) a lei que autoriza a permuta de imóveis de propriedade do Município de Caxias do Sul para a instalação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo. A instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos Padres Paulinos, atrás da igreja da Paróquia São Ciro.

A área total é de 7,5 hectares. Neste primeiro momento o colégio ocupará aproximadamente 3 mil metros quadrados destinados às salas de aula, para educação infantil, atividades especiais e multiuso, além de área administrativa, banheiros, laboratório, biblioteca, ginásio, refeitório, lavanderia e cozinha.

O poder público obteve o imóvel por meio de uma permuta com a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos), trâmite encaminhado em maio de 2023. Desde então, a administração municipal desenvolveu um projeto para viabilizar a obra no antigo seminário.

O prédio em que a Laurindo Formolo funcionou durante 30 anos foi desativado em 2021. Desde então, alunos estudam provisoriamente na estrutura do antigo Mutirão, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, alugada pelo Município.

A Prefeitura realizou três licitações, todas sem interessados, para construir um novo prédio. Revés que acabou sendo considerado providencial pelo prefeito, pois o local escolhido será mais seguro para a comunidade escolar. A mudança beneficiará diretamente os bairros São Ciro e Serrano, que voltam a ter uma escola municipal na região, facilitando o acesso e transporte dos alunos, melhorando, nesse contexto, a vida das famílias.

Adiló apontou que não foram medidos esforços para encaminhar a permuta.

"Desde 2021 estamos trabalhando para que a Escola Laurindo Formolo pudesse iniciar o ano letivo em um ambiente digno, seguro, o qual toda a comunidade vai poder estar inserida e, acima de tudo, que nossas crianças possam aprender em um lugar com instalações mais adequadas", afirmou.

O secretário da Educação, Edson da Rosa, pediu colaboração e empenho de todos para manter a escola limpa e organizada.

"Este ambiente não é somente do Município, é de toda uma comunidade que lutou muito por este espaço. A partir de agora a responsabilidade é de todos, não temos dúvida que será um espaço de aprendizagem, de lazer, mas acima de tudo de transformação", afirma o secretário.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) São Ciro, Pedro Jones Stedile, hoje (segunda-feira) foi um dia de muita alegria para toda a comunidade.

"Um sonho realizado. Trata-se de uma área pública que toda a comunidade terá acesso, todos poderão ocupar, será uma área de lazer e de educação", resumiu o líder comunitário.

Representante da família do patrono da escola, a ex-vice-prefeita e ex-deputada estadual Marisa Formolo (PT) disse também estar emocionada por ser professora e participar do ato.

"O comprometimento da minha família com a educação não é de hoje. O gesto da atual administração é de quem tem comprometimento com a mudança do mundo, a mudança de uma comunidade, uma mudança que passa pela educação", afirmou Marisa.

A diretora da escola, Jaciara Ivone Viesser Bosi, afirmou que toda a comunidade educativa deveria ter um espaço privilegiado.

"Falo isso porque é com educação e saúde que teremos crianças saudáveis e promissoras", pontuou, agradecendo ao prefeito Adiló e o parabenizando por ter cumprido uma promessa de campanha.

A entrega da sede própria da Escola Laurindo Luiz Formolo à comunidade cumpre a meta prevista no Plano Plurianual 2021-2024 e também a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023.

Leia mais:
Homem é baleado no Desvio Rizzo e morre no hospital, em Caxias do Sul

Homem é morto a tiros dentro de casa no 1º de Maio, em Caxias do Sul
Corpo de homem é encontrado no Bairro Sanvitto, em Caxias do Sul
Protocolada emenda ao pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
Abertas licitações para revitalização do Largo da Estação, em Caxias

Tags:

Educação Escola Laurindo Formolo Caxias do Sul inicia ano letivo sede própria