Meire Janaina Vieira Tisott, coordenadora dos 4º e 5º anos do Colégio Madre Imilda
redacao@serraempauta.com.br
29.12.2024 - 13h10min
Inúmeros são os debates que enfocam o papel da escola na formação do cidadão. Muitos destes apresentam a dificuldade a qual a educação está enfrentando na absorção de funções que não lhe pertence, mas que, dadas as circunstâncias, acaba assumindo para si como missão.
Outros, ainda, apontam para um presente/futuro desafiador com a inserção da IA. A partir dessas reflexões, surge, então, a questão: qual é, afinal, o papel da escola? O desenvolvimento de habilidades e competências que sejam propulsoras de transformação pessoal e social é, sem dúvida, a sua principal função.
Em vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz à luz temas relevantes para o exercício da cidadania e da vida em sociedade, tendo como um dos objetivos no Ensino Fundamental que os estudantes sejam capazes de conhecer e de valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações.
Em análise, os patrimônios culturais traduzem a identidade de uma nação por meio de expressões artísticas e de manifestações que foram construídas de geração em geração, ressignificadas por diferentes indivíduos em contextos sociais distintos.
Nesse sentido, a responsabilidade de conferir à sociedade um cidadão que entenda o contexto atual e que tenha consciência histórica da cultura estabelecida por seus antepassados, tanto na construção de legados extraordinários, quanto na reparação de erros cometidos, é um dos desafios os quais a escola e a sociedade precisam encarar com ações estratégicas de promoção da valorização das culturas.
Logo, fomentar a produção de festivais etnoculturais, proporcionar visitas a museus e galerias de arte, estimular a leitura com bibliotecas adequadas, inserir no dia a dia da sala de aula as diferentes manifestações culturais, trabalhar a importância de preservar o patrimônio cultural material e imaterial são propostas que devem levar o estudante a valorizar o passado, compreender o presente e construir o futuro com bases mais sólidas.
Leia mais:
Pavimentação de trecho da Rua Alfredo José Fedrizzi, em Caxias, está na fase final
Agrale, de Caxias do Sul, vende 128 veículos Marruá ao Exército Brasileiro
Central de Atendimento do transporte coletivo de Caxias muda de telefone
Samae de Caxias do Sul anuncia construção de sede própria
Conselho Municipal da Juventude de Caxias tem nova gestão
Tags:
Artigos artigos Escola e patrimônio cultural Meire Janaina Vieira Tisott coordenadora 4º e 5º anos Colégio Madre Imilda