Padre Leonardo Murialdo contará com três novas salas de aula e sanitário em fevereiro. Moradores pedem pavimentação de ruas
redacao@serraempauta.com
23.11.2023 - 17h52min
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e secretários receberam prioridades da Zona Sul na noite desta quarta-feira (22), na 19ª reunião do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, realizada no Salão da Igreja São Caetano. Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação informou que a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonardo Murialdo vai começar em dezembro.
Denúncias de depósitos irregulares de lixo e pedidos de pavimentação e drenagem, principalmente na Rua Líbera Rizzo, foram as principais demandas apresentadas pelos cerca de 80 participantes.
A ordem de início da ampliação da Padre Leonardo Murialdo está marcada para 13 de dezembro. A projeção é disponibilizar três novas salas de aula e sanitário em fevereiro, permitindo ampliar a oferta de vagas a moradores do São Caetano e imediações. A empresa que fará a obra, de forma modular, já está contratada e, neste momento, acontecem os trâmites finais para assinar a ordem de início.
Ainda sobre educação, o presidente do Aeroporto, Nauro Pereira, questionou a suposta construção de uma nova escola infantil na área verde, o que exigiria a derrubada de árvores nativas e inviabilizaria a instalação de academia da terceira idade e parquinho.
A diretora geral da Smed, professora Flávia Vergani, assegurou que a informação não procede. Como o próprio líder comunitário destacou, o bairro já dispõe de escola infantil.
Lixo irregular
Os lixões clandestinos foram pauta de diversas manifestações ao microfone, como as de Fernando Gomes, do São Caetano, que defendeu engajamento da população e colocação de câmeras, e Patrícia Scherer, do Arcobaleno.
"Pessoas de outros bairros estão trazendo lixo para frente da casa dos moradores e até nos afrontando", denunciou a presidente do Esplanada, Rosalina Lima, citando um terreno baldio na Avenida Bom Pastor, em frente ao sacolão.
Pavimentação e recuperação de ruas
Vários moradores, entre eles o vereador Adriano Bressan citaram a necessidade do asfaltamento e correção de uma curva perigosa da Rua Líbera Rizzo.
"Solicitamos desde 2019", reforçou Maribel Vencato, moradora do São Caetano.
Maria Oliveira, também do São Caetano, defendeu o calçamento da Rua Rubens Soares de Oliveira, onde mora há 40 anos.
A presidente do Caravaggio II, Nair Lima, elencou ruas do bairro que precisam de atenção.
A ampliação da radial Sudoeste - que teve um novo trecho inaugurado nesta gestão, a Rua João da Costa -, o recapeamento da Julio Calegari, da travessa São Marcos e da Ernesto Casara também foram citados.
O prefeito afirmou que o Município encaminha um financiamento para obras de requalificação viária como essas.
Sinalização e redução de velocidade
A vice-presidente do São Caetano, Shaiane da Silva, alertou para a melhoria da sinalização no cruzamento da Rua João da Costa (recém-asfaltada) com a Anísio Borges dos Santos, onde uma placa de “pare” está escondida por uma árvore.
O presidente do Bom Pastor II, Cassiano Fontana, pediu redutor de velocidade na Rua Martins Francisco Spiandorello e citou o atropelamento de uma aluna da Escola Renato João Cesa na semana passada, felizmente sem gravidade.
Professora Rosinha, ex-presidente do São Caetano, reivindicou um semáforo na Rua Eugênio Nicoletti ou outra maneira de dar mais segurança, além da ampliação da capela mortuária.
Outras manifestações alertaram para a necessidade de reforçar a sinalização horizontal e vertical e a pintura de faixas de segurança em diversos pontos.
Já o atual presidente do São Caetano, Jorge Gilceu, reclamou do itinerário do transporte coletivo.
Adiló reiterou que todos os pedidos de sinalização e semáforos dependem sempre do crivo dos técnicos, que buscarão a solução adequada para cada situação. Quando o transporte coletivo, todo o sistema passará por reavaliação com a implantação do Pano Diretor de Mobilidade (Planmob), que está em tramitação na Câmara de Vereadores.
Drenagem e esgoto
Morador do Esplanada, Hilário Camargo pediu nova rede de drenagem Rua Darci Narciso de Oliveira.
"Seis casas foram alagadas duas vezes no fim de semana", relatou.
Já Marcelino Teixeira, do São Caetano, alertou para a rede de esgoto inadequada na Luiz Ambratti.
Podas sem burocracia
O prefeito foi aplaudido ao anunciar o decreto que permitirá aos moradores realizar a poda de árvores em frente às suas casas sem necessitar de autorização da Secretaria do Meio Ambiente. Alertou, porém, que não está liberada a supressão.
Leia mais:
Prédio desaba em Gramado após grande volume de chuvas
Minhas impressões sobre o RD Summit 2023, Fábio Langer, especialista em SEO e tráfego orgânico
Projeto quer instituir a Feira Cultural em São Pelegrino, em Caxias
Empresa caxiense de softwares de gestão apresenta nova marca
Estacionamento da Prefeitura inicia operação com cancela na segunda
Tags:
Fala, Caxias! Escola Padre Leonardo Murialdo São Caetano ampliação inicia dezembro Caxias do Sul