O local recebeu atualização da rede de esgoto para evitar alagamentos. Está entre as prioridades a troca do piso do ginásio
redacao@serraempauta.com
16.04.2023 - 14h31min
O Centro Municipal de Esporte e Lazer Professor Joel Bastos de Souza, o Enxutão, está recebendo uma série de melhorias. O local recebe atualização da rede de esgoto, revitalização nas grades internas do ginásio, para evitar a corrosão, através de lixamento e pintura apropriada. A área externa receberá uma contenção na divisa do campo com o Arroio do Herval, para impedir que chuvas torrenciais invadam o complexo. A guarita que fica localizada na entrada do Enxutão também recebe reforma. O espaço será um ponto fixo de parada da Guarda Municipal.
O diretor de Planejamento e Infraestrutura da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), Cristiano Nunes, explica que a obra da rede de esgoto, que não recebia melhorias desde a década de 1980, é uma das demandas mais urgentes no espaço.
"Nós tínhamos um encanamento cloacal que estava ligado na rede pluvial. Em momentos de chuvas muito fortes, isso ocasionava o retorno dessa água pelo cano do esgoto, causando o alagamento do ginásio. A melhoria, que foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Obras e Serviços Públicos, e com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), já está sendo concluída", enfatiza.
O titular da Smel, Gabriel Citton, conta que o processo de melhorias iniciou em 2022. Entre as prioridades está a troca do piso da quadra esportiva, uma situação que já se arrasta há 10 anos. A parte elétrica também está em licitação, é uma verba de R$ 300 mil, que foi conquistada em 2020.
"Infelizmente, nos últimos 15 anos, o Enxutão recebeu poucas melhorias e agora, teremos que realizar várias intervenções. Conseguimos, no ano passado, iniciar a parte que tange o subsolo, separando os encanamentos pluviais e cloacais. Agora estamos trabalhando na parte do ginásio, propriamente dito, e do campo de futebol. O campo foi recuperado, os vestiários, as partes interna e externa, também receberão reformas, através de parcerias", destaca Citton.
A licitação para revitalização da parte elétrica, foi declarada deserta, pela quinta vez, entrando em processo pela sexta, por não haver interessados no certame.
Leia mais:
Definida data de início da remoção de fios em postes no Centro de Caxias
Concurso de rainha da Festa da Uva recebe mais uma candidata
Prefeitura de Caxias realiza primeira audiência pública sobre ocupação da Maesa
Simecs promove debate sobre cenário político na terça-feira em Caxias
Câmara de Caxias conclui a primeira etapa de oitivas no processo de cassação de Sandro Fantinel
Tags:
Revitalização Enxutão melhorias área interna externa rede de esgoto alagamentos Caxias do Sul