Iniciativa da ação de cunho educativo reúne CIC Caxias, Sindilojas e CDL Caxias
redacao@serraempauta.com
18.05.2022 - 09h49min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul apresentou nesta terça-feira (17) a representantes das secretarias e autarquias da administração municipal, forças policiais estaduais e federais, Ministério do Trabalho, Receita Federal e Procon os objetivos da recente campanha de combate à pirataria lançada na cidade. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni (PSDB); e da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo da Rosa; participaram da reunião.
Iniciativa das entidades empresariais ligadas ao comércio – CIC Caxias, Sindicato do Sistema Comércio de Caxias do Sul (Sindilojas) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) -, a campanha tem por objetivo sensibilizar a população sobre os riscos de se adquirir produtos ilegais. A campanha ressalta que estes riscos e prejuízos atingem a saúde e a segurança dos consumidores, afeta o mercado de trabalho, causa danos à indústria e ao comércio e impacta na arrecadação tributária, além de fortalecer a criminalidade.
As ações da campanha "O barato que sai caro" incluem uma cartilha educativa elaborada pela Fecomércio RS direcionada ao público infantil, exposição de outdoors e divulgação em mídias sociais. Entre as reflexões que a campanha faz está a de que os caminhos da ilegalidade se tornam atraentes e vantajosos porque a estrutura não permite uma fiscalização mais efetiva. No entanto, as entidades empresariais argumentam que é necessário começar com pequenas ações e adotar investigações mais profundas sobre todo o sistema que envolve o contrabando e o comércio ilegal no Brasil.
Leia também:
Comunidade poderá realizar visita guiada no interior da Maesa, em Caxias
Estacionamento rotativo terá quatro novos trechos tarifados em Caxias do Sul
CIC Caxias apresenta sugestões para redução da tarifa dos pedágios da Serra e do Vale do Caí
Prefeitura de Caxias recebe três propostas para elaboração de estudos para operação da Maesa
Caxias do Sul recebe conceito "seguidora" em ranking que define Cidades Inteligentes
Tags:
Geral campanha combate à pirataria CIC Caxias Sindilojas CDL Caxias do Sul