Câmara de Caxias recebeu reunião pública do Parlamento Regional, na tarde desta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
05.05.2022 - 20h34min
Uma reunião pública tratou sobre a situação do Hospital Geral (HG) e dos desafios da saúde pública na região. O encontro desta quinta-feira (5) foi organizado pela Mesa Diretora da Câmara de Caxias, junto ao Parlamento Regional da Serra Gaúcha, Secretaria da Saúde de Caxias e 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.
Em busca de debater as responsabilidades de cada Município, o presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa (PDT), comandou o encontro, realizado no plenário do Legislativo caxiense.
Na reunião, os atendimentos do Hospital Geral foram parte da pauta discutida. O diretor do HG, Sandro Junqueira, destacou a atuação do hospital nesse período de déficit da saúde pública.
"Atendemos 49 municípios da região. São mais de 1,2 milhão de habitantes. O HG tem 20 leitos de terapia intensiva para atendimento populacional. Nunca iremos negar atendimento a ninguém, só que precisa de espaço e, para isso, temos que pensar em como oferecer um atendimento ainda melhor à comunidade dos municípios", destacou.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressaltou o momento de dificuldade que o Município enfrenta. Segundo ela, entre o final de 2021 e o início de 2022 as produções realizadas pelos hospitais que atendem pelo SUS têm chegado a 90% a mais do que o contratado.
"Esse é um pleito antigo e que sempre mencionamos pois o Município é que precisa aplicar a complementação. Acreditamos que o diálogo e as construções coletivas são fundamentais para que possamos encontrar essas soluções que estamos buscando, sempre com o apoio do Estado", enfatizou Daniele.
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Cláudia Daniel, apresentou dados da produção em saúde da Serra e defendeu a importância de potencializar os hospitais do anterior para a ampliação dos atendimentos.
"Pensamos em potencializar os atendimentos simples que podem ser feitos nas cidades do interior. Que o Município se aproprie da parte que lhe cabe enquanto atenção primária, fortaleça essa etapa, e assim possamos potencializar ainda mais os hospitais do interior", disse Cláudia.
A falta de incentivo federal no repasse de recursos para a área da saúde foi destacada pelos parlamentares presentes, como os deputados estaduais Carlos Burigo (MDB), Fran Somensi (Republicanos) e Pepe Vargas (PT). O assunto ainda contou com a aprovação entre os vereadores caxienses presentes.
"Os recursos são uma preocupação para os municípios da região. Surgirá novos atendimentos e de onde virá esse recurso? Saúde é uma prioridade, mas a reflexão é para todos do parlamento: quem vai direcionar e como vai sustentar isso?", questionou o vereador Velocino Uez (PTB).
A presidente da Câmara de Caxias, vereadora Denise Pessôa (PT) destacou a importância dos atendimentos para a região no Hospital Geral.
"Conseguimos ouvir pontos de vistas de representantes dos municípios da região e isso é de muito valor. O HG é um assunto recorrente. Entendemos a importância do hospital nos atendimentos de alta complexidade para a região da Serra, como vimos na reunião. Precisamos realmente buscar mais recursos federais e estaduais no investimento da saúde", disse.
Já Corassa, finalizou a reunião pública enfatizando que as pautas debatidas serão levadas adiante nas ações frente à saúde pública.
"Junto da Mesa Diretora, vamos formalizar tudo o que foi discutido aqui. O parlamento irá agir levando isso para as entidades responsáveis e parceiras", concluiu.
Leia também:
Caxias prepara curso de poda de árvores para população
Fenakiwi de Farroupilha tem 75% dos espaços para a feira multissetorial comercializados
Prefeitura de Bento lança Campanha do Agasalho e central para doação de roupas
Caxias integra rede de incentivo à inovação e tecnologia para a região Sul
"Pedi ao Papa que desse uma bênção ao povo gaúcho", diz bispo de Caxias do Sul
Tags:
Região Parlamento Regional debate saúde responsabilidades municípios Câmara de Caxias Caxias do Sul