Siga nossas redes sociais
Logotipo - Encenação da Via-Sacra reúne 1,5 mil pessoas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Encenação da Via-Sacra reúne 1,5 mil pessoas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Encenação da Via-Sacra reúne 1,5 mil pessoas em Caxias do Sul

O momento de oração emocionou o público que acompanhou a apresentação que narra a Paixão de Cristo

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Fábio Langer/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Mais de 1,5 mil fiéis participaram da encenação da Via-Sacra realizada nesta Sexta-Feira Santa, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Há 21 anos a Juventude da Diocese de Caxias do Sula apresenta o caminho percorrido por Jesus desde a sua condenação até a morte na cruz.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A atuação dos jovens emocionou as pessoas que estavam assistindo, como a analista de gestão de pessoas Deise Mari Scirea da Silva.

"Há vários anos que eu venho, porque realmente nos faz pensar e quase que presenciar o que Jesus passou por nós, pra dar a vida por nós. O verdadeiro significado da Páscoa é que Ele morreu por nós e ressuscitou para nos dar uma nova chance, para perdoar nossos pecados".

O bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, fez a abertura da encenação destacando que a passagem da morte de Jesus nos fala sobre a vida.

"Nós nos reunimos aqui também para celebrar nossa fé. Nós acreditamos num Cristo que padeceu, morreu, mas não ficou morto. Ele ressuscitou. É uma alegria ver muitos pais com os pequeninos nos braços. Essa é a escola da fé".

Gislon também recordou dos jovens.

"Obrigado ao Setor Juventude por nos ajudar a rezar. Também rezamos pelos jovens que não creem no Cristo, por aqueles que estão privados de liberdade e pelos que mais precisam". 

A encenação teve como cena inicial a passagem do "Semeador" para demostrar como Jesus utilizava as parábolas, muitas vezes relacionando a elementos da natureza, para falar às pessoas do Reino do Deus. O texto bíblico escolhido faz alusão à Campanha da Fraternidade que tem como tema: "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema: "Deus viu que tudo era muito bom", que aborda o cuidado com a Casa Comum.

A partir destes elementos, a encenação buscou propor a reflexão de que é preciso ouvir e acolher a palavra de Deus para dar bons frutos, em ações que preservem e tratem com dignidade todas as formas de vida.

Após, a apresentação seguiu percorrendo as 14 estações da Via-Sacra, que inicia na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento.

Fé e dedicação

A Via-Sacra ganhou vida com o auxílio de mais de 30 pessoas que se reuniram desde o início de março para preparar o momento de oração. Todos voluntários, atores e equipe de organização se dedicaram por semanas para preparar todos os detalhes.

Para Danilo Mota Faustino, que fez o papel de um soldado, participar da Via-Sacra da Juventude também ajudou a fortalecer sua fé.

"Para mim foi emocionante segurar a emoção, por mais que seja fazendo o papel de um guarda que vai estar ali açoitando Jesus. Tive que me controlar para a emoção não chegar no ponto de chorar. É a minha primeira vez participando Via-Sacra, e a palavra que eu digo é emoção, do início ao final".

O grupo é constituído pela união de jovens de diversos grupos, movimentos, pastorais e serviços da Diocese de Caxias. Neste ano, a organização foi formada por integrantes do Setor Juventude e lideranças das paróquias da Área Pastoral São José, que compreende a Zona Norte de Caxias do Sul.

O assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon, recorda que a Via-Sacra tem uma história de mais de 20 anos de dedicação e empenho dos jovens e das comunidades.

"É uma alegria e um desafio, a cada ano, organizar esse momento. Mas, acima de tudo, é especial, porque ano após ano, renovamos a missão de ajudar tantas pessoas a rezar".

Leia mais:
Avança implantação de serviços ambientais em propriedades rurais de Caxias
Samu de Caxias participa de curso de resgate em áreas de difícil acesso
Empresa de comunicação e eventos de Caxias do Sul estreia no mercado
Sindiserv de Caxias realiza ato para reivindicar pauta da campanha salarial
Festival do Grostoli de Garibaldi divulga programação cultural

Tags:

Geral encenação Via-Sacra reúne 1,5 mil pessoas Caxias do Sul