Sessão solene da Câmara de Vereadores ocorreu nesta terça-feira. O homenageado agradeceu pela honraria
redacao@serraempauta.com.br
11.12.2024 - 15h11min
Amigos, familiares e autoridades lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para prestigiar o empresário Eduardo Menezes, que tornou-se, nesta terça-feira (12), Cidadão Emérito de Caxias do Sul. O título proposto pelo vereador Adriano Bressan (PP), com aprovação unânime do Parlamento, foi entregue em solenidade conduzida pela presidente Marisol Santos (PSDB).
Bressan foi quem discursou em nome de todos os parlamentares. Ao discorrer sobre a trajetória de Menezes, o vereador valorizou a capacidade empresarial, o amor à família e o coração voluntário do homenageado.
"Eduardo sabe que o sucesso não se mede apenas pelo crescimento econômico, mas também pelo impacto que gera na sociedade. Ele acredita que, ao conquistar tanto, é fundamental retribuir, por isso sempre esteve presente em diversas entidades e causas sociais de Caxias do Sul, com o objetivo de gerar oportunidade para as pessoas e contribuir para um mundo melhor. Caxias do Sul o acolhe como um dos seus filhos ilustres. Que sua trajetória continue a inspirar muitos outros a seguirem o caminho do trabalho, da generosidade e do amor por nossa terra", enfatizou Bressan.
O vereador ressaltou a amizade com a família de Menezes, que é casado há 30 anos com Tatiana Raquel Ruzzarin Menezes, com quem tem uma filha: Eduarda Ruzzarin Menezes, princesa da Festa Nacional da Uva 2024. Ambas permaneceram bem próximas da mesa de autoridades e receberam elogios de Bressan e agradecimentos do homenageado, que fez questão de contemplá-las.
Da tribuna, Menezes expressou gratidão à família, aos amigos e aos vereadores, com destaque a Bressan. Recordou da partida da mãe quando ainda era pequeno, do cuidado da avó, dos estudos no Madre Imilda, da experiência de trabalho no Banco do Brasil e na Casa das Armas, do momento em que decidiu empreender, do estímulo permanente que recebe da esposa e da filha, da ajuda dos amigos e do aprendizado que obtém em suas atividades voluntárias.
"O maior agradecimento que podemos ter na nossa vida, de nossos filhos, nossos netos, nossos amigos, é praticar a filantropia, ajudando a quem precisa. Essa é a grande mensagem que a gente tira quando a gente trabalha. Eu só agradeço a todos pela atenção, todos que vieram aqui me prestigiar, saindo do conforto do seu lar e que, junto comigo, vieram agradecer e reconhecer o grande significado dessa homenagem. A melhor maneira de retribuir a essa homenagem é trabalhando ainda mais por uma Caxias melhor", enfatizou.
Durante a solenidade, um vídeo mostrou diversos depoimentos de parentes, amigos e colaboradores de Menezes, ressaltando sua dedicação ao próximo e a humildade. Diante dos testemunhos, a presidente Marisol parabenizou o empresário por ser exemplo e inspiração para as novas gerações e para população como um todo.
Representando o poder Executivo, compareceu ao ato o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
O título de Cidadão Emérito é concedido pelo Parlamento a pessoas que nascem em Caxias do Sul com o propósito de reconhecer o trabalho que desenvolvem pela cidade e pela população local.
Além da distinção do Legislativo Municipal, Menezes foi agraciado com uma homenagem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Uma placa foi entregue pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, e por Idalice Teresinha Manchini, vice-presidente de Comércio.
Saiba mais sobre o homenageado
O empresário Eduardo Menezes nasceu em Caxias do Sul, no dia 3 de novembro de 1962. É filho de João Menezes e Ivone Correa Menezes e tem dois irmãos, Gláucia e Alexandre Menezes. É casado há 30 anos com Tatiana Raquel Ruzzarin Menezes. Juntos, têm uma filha, Eduarda Ruzzarin Menezes, princesa da Festa Nacional da Uva 2024.
Menezes iniciou sua jornada educacional no Colégio Madre Imilda, que era administrado por irmãs e oferecia um ensino focado em valores como família, religião, educação moral e cívica. Após a conclusão, seguiu para o Colégio Estadual Imigrante, iniciando o curso de Comercialização e Mercadologia.
Em 1982, ingressou na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no curso de Ciências Contábeis, formando-se em 1987. Com o objetivo de seguir a carreira contábil, recebeu uma oportunidade de trabalhar na empresa Casa das Armas Caxias. Nessa fase, começou a atuar na área de contabilidade, cuidando dos livros fiscais, além de trabalhar no crediário e no atendimento ao público.
Nos anos seguintes, seguiu no comércio e se tornou sócio-proprietário da Lubritec Distribuidora de Lubrificantes.
No âmbito social, já foi membro ativo do Recreio da Juventude e, atualmente, participa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e do Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav).
Leia mais:
Prefeito e vice de Caxias participam da Bênção de Natal dos Capuchinhos
Sicredi Pioneira lança revistas dos Programas de Educação e Fundo Social
Pagamento antecipado do IPVA 2025 começa nesta quarta-feira
Caxias Basquete perde para o São Paulo e segue na última posição
Prefeitura de Caxias protocola projetos para subsidiar o transporte coletivo
Tags:
Geral distinção empresário Eduardo Menezes recebe título Cidadão Emérito Caxias do Sul