Cobra Correntes terá a consultoria do Senai para identificar pontos de desperdício de energia e reduzir o consumo em até 10%
redacao@serraempauta.com
20.07.2024 - 10h18min
A Cobra Correntes, empresa de Caxias do Sul que produz esteiras e transportadores para movimento de cargas em indústrias, assinou nesta semana o contrato para participar do Programa de Eficiência Energética do Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A iniciativa contribui para que micro, pequenas e médias empresas industriais identifiquem problemas e implementem soluções inovadoras, aumentando o faturamento e reduzindo custos.
Primeira média empresa da Serra gaúcha a participar do projeto, que tem a consultoria do Senai, a Cobra Correntes espera ter uma redução de até 10% no consumo de energia elétrica, reduzindo custos, promovendo a educação das equipes internas sobre o uso consciente das fontes de energia e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
O programa tem duração de cerca de três meses e é dividido em quatro etapas principais. A primeira fase é a análise tarifária das últimas 12 faturas de energia. No segundo passo é definido o perfil de consumo de energia a partir de medições na empresa que demonstram quais são os principais usos.
Na terceira fase são apontados os pontos de desperdício de energia e é apresentado um plano de ação com todas as possibilidades de economia. Por fim, na última etapa, são aplicadas as melhorias acordadas entre a empresa e a equipe do Senai. Para encerrar, são refeitas as medições e avaliado o comparativo entre o status inicial e status final do consumo.
Para o diretor da Cobra Correntes, Giovani Pacheco, a participação da empresa no projeto é uma grande oportunidade.
"Fazer parte deste projeto vai ao encontro do nosso planejamento ESG, que contempla fazer um uso mais inteligente dos recursos, criando uma maior consciência ambiental e, é claro, diminuindo os custos. Poder contar com uma equipe especializada como a do Senai neste processo é fundamental para conseguir melhores resultados", destaca.
Pacheco ressalta que nos últimos anos a Cobra já vem buscando formas de otimizar o consumo de energia elétrica com a implementação de painéis de energia solar.
Leia mais:
Frio não impede reprodução do mosquito da dengue
Inicia desassoreamento do arroio Pinhal em Galópolis, interior de Caxias
Hospital Geral, em Caxias do Sul, confirma abertura de 40 leitos temporários
Parceiros Voluntários de Caxias do Sul realiza jantar beneficente
Consevitis-RS lança campanha nacional para destacar suco de uva
Tags:
Economia consciência ambiental Cobra Correntes Caxias do Sul programa eficiência energética Governo Federal