Ingresso da Scandia no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação deriva de missão acadêmica no leste europeu, realizada em setembro
redacao@serraempauta.com.br
12.12.2024 - 14h58min
A missão acadêmica à Rússia, realizada em setembro, resultou em mais uma parceria importante para a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi assinado na segunda-feira (9), o contrato que celebra a entrada da empresa Scandia Eco no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Instituição, o TecnoUCS, como empresa residente. Essa é a 14ª organização a aderir ao ecossistema inovador da Universidade.
Sediada em Moscou, capital da Rússia, a Scandia é especializada na produção de compostos químicos destinados à indústria farmacêutica e veterinária. A parceria com a UCS é o primeiro movimento internacional feito pela companhia e viabiliza a cooperação tecnológica.
Para o reitor da UCS, Gelson Rech, a nova presença no TecnoUCS consolida o parque científico e tecnológico e o projeto de desenvolver a região por meio do conhecimento.
"Estamos trazendo a Scandia, que tem na Rússia um grande papel no mercado. Com a decisão de ingressar no Brasil, ficamos muito felizes em ser a porta de entrada", destaca o reitor.
Margarita Inskandarova é uma das sócias da empresa e foi a responsável pela assinatura do contrato com a UCS. Ela se mostra entusiasmada com a expansão da atuação da Scandia. Fundada pelo pai, a companhia tem por hábito criar parcerias com instituições de Ensino Superior no país natal. Mais do que trazer a tecnologia ao TecnoUCS, Margarita revela o desejo de aproximar as culturas. Além disso, ela explica que as características de Caxias do Sul foram importantes para firmar essa relação de colaboração.
"Conhecemos a história da cidade e as indústrias. Passamos um tempo criando pontes entre o Brasil e a Rússia, agora vamos adaptar os projetos, compartilhar pesquisas", reforça.
Atualmente, o TecnoUCS conta com 57 empresas vinculadas. Além das 14 residentes, há 19 associadas e 24 incubadas.
Leia mais:
Fiscalização flagra transporte escolar clandestino no Santos Dumont, em Caxias
Assembleia conhece projeto do Trem Regional da Serra Gaúcha
Celebração dos 150 anos da imigração italiana no RS inicia nesta quarta, em Caxias
Igreja Anglicana de Caxias do Sul terá primeiro presbítero gay
Empresário Eduardo Menezes recebe título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul
Tags:
Economia parceria Scandia empresa Rússia residente TecnoUCS Caxias do Sul