Deputado Gabriel Souza e o deputado Carlos Búrigo, também estiveram com o prefeito Adiló Didomenico
redacao@serraempauta.com
10.06.2021 - 14h46min
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Gabriel Souza (MDB), visitou a Câmara Municipal de Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (10), acompanhado do deputado Carlos Búrigo (MDB).
Antes da recepção na sala da presidência da Casa, Gabriel Souza ocupou a tribuna do Legislativo, e comentou que, semanalmente, tem buscado aproximar a Assembleia das comunidades locais e regionais. Na ótica do deputado, os parlamentares, nos âmbitos municipal, estadual e federal, precisam entender as demandas das diferentes comunidades.
"Só poderemos representar as pessoas à medida que conhecermos, de fato, a realidade dos gaúchos e das gaúchas, suas angústias e suas demandas sociais", declarou Gabriel.
Na reunião com o presidente Velocino Uez (PTB), Búrigo esclareceu que, por meio da liderança do deputado Gabriel, a Assembleia tem conseguido evoluir e influenciar nas ações do governo estadual. Sobre a vacinação contra a covid-19, Gabriel explicou que o RS é o segundo Estado apto a comprar vacinas do Instituto Butantan, por uma ação firmada entre o instituto, a Assembleia e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
As pautas regionais também receberam destaque no encontro. De acordo com Gabriel, o Parlamento caxiense tem duas grandes tarefas para os próximos anos, em âmbito estadual. A primeira é relacionada às concessões das rodovias à iniciativa privada, por meio do pacote de parceiras público-privadas (PPPs) do Governo do Estado. Para o deputado, a comunidade da região precisa se envolver no processo para entender as etapas das duplicações das rodovias e os valores que serão cobrados no pedágio. Os parlamentares caxienses informaram que já foi marcada para o dia 23 de junho, uma audiência pública para tratar do assunto.
A outra ação mencionada pelo presidente da AL inclui o Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020. Segundo informações divulgadas pelo Planalto, o objetivo da legislação é universalizar e qualificar os serviços no setor. Entre as metas do Governo Federal, está incluída a universalização do serviço até 2033, com 99% da população brasileira com água potável em casa e 90% com acesso ao tratamento e à coleta de esgoto. Com isso, serão criadas unidades regionais de saneamento em todos os Estados do Brasil.
Conforme Gabriel, os municípios precisam informar como pretendem cumprir a nova legislação. No caso de Caxias do Sul, essas metas serão discutidas com o Serviço Autônomo Municipal (Samae) e a participação da Câmara Municipal é fundamental nessa discussão.
O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) e a diretora-geral da Casa, Fernanda Paglioli, também participaram do encontro.
O presidente da Assembleia também visitou o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), e empresas da cidade.
Leia também:
Governo estadual prevê investimento de R$ 261 milhões em infraestrutura viária da Serra
Governo apresenta cinco locais para a construção das praças de pedágios na Serra
Câmara de Caxias recebe a visita da presidente da Festa da Uva
Proibido uso de academias em praças e parques de Caxias do Sul
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul visita Gabriel Souza Assembleia Legislativa