Contrato entre a instituição da saúde e Prefeitura de Caxias, que garante atendimento pelo SUS, termina em dezembro deste ano
redacao@serraempauta.com
18.05.2023 - 22h59min
O presidente da Câmara de Caxias, Zé Dambrós (PSB), e os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, Rafael Bueno (PDT), Adriano Bressan (PTB), Olmir Cadore (PSDB) e Renato Oliveira (PCdoB), estiveram reunidos nesta quarta-feira (17) com a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, e com diretores da instituição de saúde, para tratar do iminente fechamento dos leitos de maternidade do hospital.
O fechamento se deve ao prejuízo econômico de cerca de R$ 1,2 milhões mensais. Atualmente, são realizados cerca de 130 partos todos os meses.
Desde agosto do ano passado, quando o Pompéia anunciou a intenção do fechamento da maternidade e outros serviços, o Estado e o Ministério Público se somaram nas tratativas para a renovação do convênio. Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Caxias e o Pompéia assinaram um acordo garantindo os atendimentos até o final de 2023.
Segundo Bueno, a superintendente disse aos parlamentares que o término do serviço de maternidade deve ser definitivo.
"A Lara alegou não ter mais interesse na renovação do contrato, visto que o prejuízo do hospital vem aumentando a cada mês, porque a maternidade não é referência no hospital, que gostaria de dar maior assistência na área de neuro, de traumato e de outras especialidades que são referência no hospital. O prejuízo econômico está chegando a cerca de R$ 1,2 milhões mensais e também um déficit na capacidade de recursos humanos", comentou o pedetista.
Para Bueno, quem deveria assumir a maternidade é o Hospital Geral, já que a ideia inicial de ampliação teria uma estrutura toda preparada para a maternidade.
Contrário à opinião de Bueno, Dambrós defende a manutenção da maternidade, mas reconhece a necessidade de uma reestruturação do setor.
"Eu não concordo (com o fechamento da maternidade) de forma alguma. Tem que buscar recursos. Temos que achar uma saída. O setor precisa de uma boa de uma reestruturação", ressalta Dambrós.
Segundo Bueno, a Vigilância Sanitária realizou seis apontamentos por supostas irregularidades na maternidade do Pompéia.
Leia mais:
União das Associações de Bairros de Caxias celebra 60 anos nesta sexta-feira
Fluência oferece oficina gratuita de criação de vestuário em Caxias
Fenavindima, em Flores, apresenta traje social das embaixatrizes
FSG promove festival de vivências esportivas neste sábado em Caxias
Fepam realiza vistoria em terreno do futuro Aeroporto da Serra, em Caxias
Tags:
Prejuízo financeiro Hospital Pompéia reunião vereadores manifesta intenção fechamento maternidade SUS Caxias do Sul