Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Em Farroupilha, quatro chapas disputam a prefeitura | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Farroupilha, quatro chapas disputam a prefeitura | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

Em Farroupilha, quatro chapas disputam a prefeitura

Candidaturas são lideradas por Fabiano Feltrin (PP), Glória Menegotto (Rede), Pedro Pedrozo (PSB) e Sedinei Catafesta (PSD)

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
16.09.2020 - 11h10min

Foto Principal - Notícia

O cenário para a eleição majoritária de Farroupilha está definido. A quarta e última candidatura foi oficializada na noite de segunda-feira (14), dois dias antes do prazo final para a realização das convenções partidárias.

banner-cetec-serraempauta.png

O prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo (PSB), enfrentou dificuldades para compor uma aliança para a disputa eleitoral devido ao processo do impeachment de Claiton Gonçalves (PDT), aprovado pela Câmara de Vereadores, em maio deste ano. Pedrozo foi vice-prefeito nas duas administrações do pedetista.

No final de agosto, uma composição com Pedrozo, como pré-candidato a prefeito, e Glória Menegotto (Rede), para pré-candidata a vice, chegou a ser considerada certa, mas a tentativa de aliança fracassou. O PSB precisou transferir sua convenção e buscar um novo parceiro.

Na última semana, os socialistas trabalharam para reconstruir a parceria com o PDT dilacerada após a cassação do mandato de Claiton. Apesar da divisão no PDT, os socialistas confirmaram a chapa Pedrozo e Francis Casali (PDT), pré-candidato a vice. A coligação “Sim, Seguimos Juntos” conta com o PT, PCdoB, parceiros das duas administrações, e o Podemos.

Pedrozo lembra que o seu período eleitoral será diferente comparado com as dos outros candidatos devido à falta de tempo para fazer campanha e conversar com os eleitores. Ele ressalta que sua prioridade será a de administrar o município e que a tarefa de defender o governo será de Casali e dos pré-candidato a vereador da coligação.

- Sou prefeito e não tenho vice. Estou pensando na campanha em segundo, terceiro, quarto plano, mas me preparo para esse momento há 20 anos. Estou maduro, seguro e tenho capacidade de respeito e diálogo para buscar as soluções para o futuro.

Segundo Pedrozo, a prioridade de qualquer candidato a prefeito para o próximo mandato deve ser a saúde devido à pandemia do coronavírus. Ele também listou a educação, para recuperar o aprendizado dos estudantes, e ainda, a segurança e a infraestrutura.

Casali atuou como secretário de Turismo e Cultura e de Gestão e Governo, no Governo Claiton.

Candidatura de oposição

O empresário e cover de Elvis Presley, Fabiano Feltrin (PP), retorna a uma disputa eleitoral depois de 12 anos. No dia 3 de setembro, a convenção do PP oficializou ele como pré-candidato a prefeito e o vereador Jonas Tomazini (MDB), como pré-candidato a vice. A coligação Novo Ciclo, Nova Farroupilha” reúne ainda o PSL, PRTB e PL. O pré-candidato a prefeito ressalta que sua coligação é de direita, de olho nos votos do eleitorado do presidente, Jair Bolsonaro, e nos simpatizantes do vice-presidente, Hamilton Mourão.

Feltrin renova a parceria com o MDB, mas desta vez será o cabeça de chapa. Ele foi eleito vice-prefeito no Governo Ademir Baretta (MDB) de 2009 a 2012. Sem Feltrin, Baretta perdeu a disputa à reeleição para Claiton, em 2012.

O progressita diz que sua candidatura atende a uma convocação de entidades, associações e da comunidade e é o resultado da sua história de vida. Em caso de vitória, ele garante que não concorrerá à reeleição.

- Precisamos enxugar a máquina pública e ter mais recursos para realizar investimentos em áreas sensíveis como educação, saúde e habitação. Teremos que ter capacidade de gerar emprego e renda. Sou 100% contra à reeleição em qualquer cargo, mais ainda na política – comentou Feltrin.

Eleito para o primeiro mandato, Tomazini conquistou 1.118 votos na eleição de 2016. Antes, o bancário foi secretário de Finanças, de 2009 a 2012, na administração Baretta.

Terceira eleição para a prefeitura

Os vereadores Glória Menegotto (Rede) e Sedinei Catafesta (PSD), decidiram sair da candidatura governista liderada por PSB e PDT e se colocaram como opção para os eleitores de Farroupilha.

No início de setembro, Glória confirmou sua pré-candidatura a prefeita. A convenção da Rede aprovou a coligação com o PSDB e o nome do empresário, Darci Levis, como pré-candidato a vice-prefeito.

Glória tem uma longa experiência na política de Farroupilha. É vereadora de cinco mandatos e foi titular nas secretarias da Habitação, Assistência Social e da Saúde, no Governo Claiton. Também concorreu a prefeita nas eleições de 2000 e 2004.

- Com toda a certeza estamos acreditando na vitória. Nossa prioridade maior é garantir trabalho para as pessoas. Precisamos apoiar as empresas existes e trazer novas para Farroupilha. Outra prioridade do meu governo é a área da saúde. As pessoas não podem esperar tanto tempo em filas para procedimentos médicos.

Levis também integrou a administração Claiton. De 2009 a 2012, exerceu cargo de confiança do Departamento de Projetos da prefeitura. Também foi titular na Secretaria de Projetos e Captação da prefeitura de Canoas por 16 meses. Em 2008, concorreu a vereador e obteve 266 votos.

A coligação “De Mãos Dadas com Farroupilha” conta ainda com a participação do PTB e DEM.

Chapa pura

A convenção do PSD confirmou seus pré-candidatos a prefeito e a vice, Sedinei Catafesta e Leonardo Vilas-Bôas Conceição, respectivamente. O ato aconteceu na semana passada, na Câmara de Vereadores.

Catafesta, vereador de terceiro mandato, admite a tentativa que coligação com o PSB e o PL. Sem êxito, apresentou candidatura com chapa pura. Agora, usa o status no nome da coligação “Partido PSD – Contra os Privilégios. Por você”. Ele garante 50% dos cargos em comissão (CCs) da prefeitura serão preenchidos pela comunidade.

- Eu e meu vice estamos preparados e nosso plano de governo está baseado em quatro pilares: saúde, habitação popular, a geração de emprego e segurança. Nossa candidatura está sendo bem aceita na comunidade e minha perspectiva é de vitória – ressalta Catafesta.

O pré-candidato a vice estreia na disputa eleitoral. Ele é comissário aposentado da Polícia Civil. Segundo Catafesta, em caso de vitória, Vilas-Bôas vai acumular as secretarias de Segurança, Obras e Serviços Públicos e Trânsito.

Fotos: Mirna Messinger/PSB/Rede/PSD/Divulgação.

Tags:

Farroupilha