Siga nossas redes sociais
Logotipo - Em Caxias, sexta-feira Santa terá Via-Sacra e procissão do Cristo Morto | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Caxias, sexta-feira Santa terá Via-Sacra e procissão do Cristo Morto | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Programação

Em Caxias, sexta-feira Santa terá Via-Sacra e procissão do Cristo Morto

Encenação da Paixão e Morte de Jesus inicia às 9h, nos Pavilhões da Festa da Uva

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Perotti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que chega à sua 19ª edição, irá mobilizar a comunidade na sexta-feira Santa, dia 7 de abril. Mais de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se uniram para encenar a Paixão e Morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. A atividade será realizada às 9h.

Neste ano, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer!" (Mt 14,16). À luz do Evangelho de São Mateus, que trata do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes realizado por Jesus, os atores representarão as imagens das principais cenas dessa passagem bíblica.

A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.

Como gesto concreto alusivo à Campanha da Fraternidade, as pessoas são convidadas a doarem alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados às famílias atendidas pela Paróquia Santa Catarina.

Padre Gustavo destaca que a Via-Sacra é um momento preparado com zelo e carinho a partir da união dos jovens.

"A Sexta-Feira Santa é um dia dedicado para a oração e reflexão sobre a grande prova de amor de Jesus. Para ajudar as pessoas a rezarem, há 19 anos ocorre na Diocese a Via-Sacra encenada, para que o povo possa visualizar o que Jesus viveu e sentiu. Tudo é organizado com muita dedicação por esses jovens que buscam transmitir para quem estiver presente um pouco a essência da nossa fé, centralizada na morte e ressurreição de Cristo".

No dia da Via-Sacra, o acesso aos Pavilhões estará liberado, assim como o estacionamento. A entrada será realizada pelo portão principal e pelo portão 6. Em caso de chuva, a programação será cancelada.

Procissão do Cristo Morto

Em Caxias, também ocorrerá a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais. Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino e São Leonardo Murialdo se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral e, às 15h, seguem pela avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes; no entroncamento da Rua Do Guia Lopes com a Sinimbu, acontece o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todo o povo retorna pela Rua Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José Gislon e a oração sobre o povo. Em Bento Gonçalves também haverá a procissão do encontro.

Morro da Cruz, em Fazenda Souza

A Subprefeitura de Fazenda Souza está realizando ações de organização e preparação do distrito para os eventos da Sexta-feira Santa e Páscoa. Essas ações incluem patrolamentos em vias de acesso e locais de encontros religiosos, como o Morro da Cruz, que é amplamente visitado por turistas e religiosos. O objetivo dessas ações é organizar o distrito para receber a comunidade e visitantes para um dos maiores encontros de fé na comunidade, evento que atrai os religiosos para a celebração da paixão e morte de Cristo.

Roque Thomé, subprefeito de Fazenda Souza ressalta a importância dessas ações para a comunidade onde ocorre todos os anos a procissão ao Moro da Cruz.

As ações da Subprefeitura de Fazenda Souza incluem patrolamentos em vias de acesso, como na Rua Ítalo Postiglione que dá acesso ao Morro da Cruz, além da organização de espaços de integração social, como canteiros, praças, jardins e vias de acesso.

Leia mais:
Caxias assina revisão do plano de gestão de resíduos sólidos
Matheus Neres da Rocha assume Secretaria de Parcerias Estratégicas de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias lança Refis inédito para alcançar grandes devedores
Caminhada de conscientização do autismo reúne centenas neste domingo
OPINIÃO: Julgamento de Jesus sem lei e sem provas

Tags:

Programação sexta-feira Santa Via-Sacra procissão do Cristo Morto Caxias do Sul