Siga nossas redes sociais
Logotipo - Em Caxias, presidente da Embraer apresenta aeronave elétrica de pouso e decolagem verticais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Caxias, presidente da Embraer apresenta aeronave elétrica de pouso e decolagem verticais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Transporte

Em Caxias, presidente da Embraer apresenta aeronave elétrica de pouso e decolagem verticais

Segundo Francisco Gomes Neto, o e-VTOL tem previsão de lançamento para 2027

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Eduardo Maccagnan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O presidente da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), Francisco Gomes Neto, apresentou a inovação que promete transformar o futuro da mobilidade urbana: o e-VTOL, uma aeronave elétrica de pouso e decolagem verticais, projetada para operar em áreas urbanas, com lançamento previsto para 2027.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A exposição da novidade ocorreu na manhã deste sábado (9), marcando o fechamento do ciclo de palestras na Eletric Move Brasil, em Caxias do Sul.

"Um trecho que levaria 2h de deslocamento em São Paulo, de e-VTOL leva 13 minutos. Isso mudará o transporte aéreo urbano. Já temos 2,9 mil cartas de intenção de compra para o e-VTOL, que serão convertidas em pedido ‘firme’. Isso significa 14,2 bilhões de dólares”, destacou o presidente da Embraer.

Com capacidade para quatro passageiros, além do piloto, o e-VTOL também comportará até duas bagagens por pessoa, sendo idealizado para operar muito mais baixo que helicópteros tradicionais, o que o torna mais adequado ao espaço aéreo das cidades, e com 90% menos ruído.

Esse modelo de transporte tem atraído interesse mundial pelo seu potencial de reduzir o tráfego nas vias terrestres, proporcionando deslocamentos rápidos e sustentáveis para curtas e médias distâncias urbanas.

Segundo o presidente da Embraer, o desenvolvimento do e-VTOL está alinhado com as metas globais de sustentabilidade e com a necessidade urgente de soluções alternativas para a mobilidade nas grandes cidades. Ele também destacou que a aeronave terá um impacto reduzido em emissões de carbono, utilizando baterias de alta capacidade e que a empresa nacional já trabalha em parceria com diversas cidades e autoridades regulatórias para viabilizar o lançamento no prazo previsto.

Leia mais:
Temporada da Cultura Negra de Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira
"Temos de dar resposta à sociedade", diz prefeito reeleito de Caxias
Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master reúne atletas de 20 estados, em Caxias
Prefeitura de Caxias rebaixa nível da estrada no Morro do Bonalume
Empresa com filial em Caxias vai se tornar operadora de telefonia fixa

Tags:

Economia transporte presidente Embraer Francisco Gomes Neto apresenta aeronave elétrica pouso decolagem verticais e-VTOL Eletric Move Brasil Caxias do Sul