Siga nossas redes sociais
Logotipo - Em Caxias, Mercopar abre as portas de olho no futuro da indústria | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Caxias, Mercopar abre as portas de olho no futuro da indústria | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Negócios

Em Caxias, Mercopar abre as portas de olho no futuro da indústria

31ª edição da feira de indústria e inovação tem crescimento de 60% de área útil. Feira ocorre até sexta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Zé Carlos de Andrade/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy; governador Ranolfo Vieira Júnior e prefeito de Caxias, Adiló Didomenico.

A Mercopar chegou oficialmente à sua 31ª edição em Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (18), reunindo autoridades nacionais e empresas dos mais diversos nichos e portes que apresentam algumas das principais soluções da indústria do futuro. A feira ocorre até sexta-feira (21), no Parque de Eventos da Festa da Uva.

O evento contou com uma mensagem em vídeo do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS e presidente do Sistema Fiergrs, Gilberto Porcello Petry, que está em missão empresarial na Sial, feira de alimentos sediada em Paris.

"Sabemos que, por meio do evento, proporcionamos o conhecimento sobre tendências, apresentamos inovações que geram mais competitividade e resultados. Tudo isso calcado num crescimento que seja sustentável em todos os sentidos", disse.

"Transformamos este evento para muito além de uma feira industrial. Nos alinhamos, a cada nova edição, ao que há de mais importante no mundo da economia e das tecnologias. Espelhamos as tendências que vão impactar o futuro do setor, de forma local e global", destacou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

"Apoiar a micro e a pequena empresa na busca de novos mercados e da inovação para o aumento da competitividade e da produtividade é uma estratégia fundamental para revigorar a economia brasileira", resumiu Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional.

"A Mercopar é um evento fundamental para a atração de investimentos e a geração de negócios. É uma feira que acontece no lugar certo, em uma cidade que respira empreendedorismo e inovação. E cumpre papel fundamental para o avanço rumo ao pleno desenvolvimento do estado e da região", afirmou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

O governador Ranolfo Vieira Júnior, disse que a história de mais de três décadas de crescimento da Mercopar fala por si só.

"Esta edição vai ser um sucesso absoluto e superar todas as nossas expectativas. O Rio Grande do Sul recebeu em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Excelência de Competitividade em Inovação. E a Mercopar é um evento que dialoga diretamente com esta que é uma das principais pautas do nosso Estado", ressaltou.

"Aqui em Caxias do Sul se respira inovação de uma forma diferente e a Mercopar é a vitrine da inovação. Me sinto muito feliz de poder estar aqui, nesta oportunidade única, entre empresários e empreendedores que geram emprego, renda e têm um compromisso com a transformação", declarou Paulo César Alvim, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A feira de indústria e inovação é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Expansão em 2022

Com direito à ocupação de um terceiro pavilhão, a Mercopar amplia sua área útil em 60% no comparativo com a edição do último ano, totalizando 32 mil metros quadrados. Além dos 512 expositores já confirmados, o evento abriga quatro grandes espaços temáticos que são responsáveis pela geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem: são eles o Salão de Negócios, Salão de Inovação, Espaço Futuro e Espaço Inspiração.

Neste ano, o evento agregou um dia a mais de programação - totalizando quatro dias -, o que, além de gerar mais tempo e conteúdo para quem busca fomentar os negócios, permite maior atratividade à presença de grandes players da indústria nacional, de estados como DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP, além do próprio RS, que têm na Serra Gaúcha um dos mais importante polos do setor.

Geração de negócios

As agendas do segmento metalmecânico irão aproximar 80 empresas compradoras a 370 fornecedores. Já as rodadas da indústria geral terão 75 companhias de grande porte que irão buscar soluções de 310 potenciais fornecedores. As agendas internacionais serão protagonizadas por 12 empresas da América Latina - México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Equador e República Dominicana - apresentadas a um grupo de 100 fornecedores brasileiros.

Neste ano, de forma inédita, o projeto antecipou as conexões com uma série de rodadas realizadas em ambiente digital no período pré-feira. Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, o evento realizou uma série de quatro encontros setoriais - metal mecânico, defesa, plásticos e energia - que conectaram 68 grandes companhias nacionais a 407 fornecedores de menor porte em um total de 516 negociações.

Leia também
Prefeito de Caxias anuncia concessão do Parque da Festa da Uva
Governo vai pagar antecipado o 13º salário dos servidores estaduais
Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves inaugura sede integrada
Feira de Empregos do Uniftec em Caxias do Sul oferece 600 vagas  
Prefeitura de Caxias institui novo meio de contratação de serviços

Tags:

Negócios Mercopar solenidade abertura futuro feira indústria inovação Caxias do Sul