Siga nossas redes sociais
Logotipo - Em Caxias do Sul, ministro garante retorno de repasses do Programa Alimenta Brasil | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Caxias do Sul, ministro garante retorno de repasses do Programa Alimenta Brasil | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidadania

Em Caxias do Sul, ministro garante retorno de repasses do Programa Alimenta Brasil

Ronaldo Viera Bento anunciou a retomada do auxílio financeiro para a compra de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar repassado à comunidade

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) de Caxias do Sul, recebeu nesta sexta-feira (5), a visita do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. Além de conhecer as ações de Segurança Alimentar da pasta, ele fez o esperado anúncio da continuidade no Município do Programa Alimenta Brasil, sucessor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Caxias está há dois anos sem receber recursos do programa, que comprava hortifrutigranjeiros da agricultura familiar e repassava à comunidade por meio do Banco de Alimentos.

"Estamos no dia de hoje garantindo a retomada", disse.

Na chegada, o ministro acompanhou a montagem das sacolas do Programa Troca Solidária, que troca quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de frutas e verduras, aos sábados, em 29 bairros e loteamentos. A montagem é realizada todas as sextas-feiras pela equipe de Segurança Alimentar, nas dependências do Banco de Alimentos, ao lado da Ceasa Serra.

Depois, conheceu os setores da entidade onde funcionam cozinha experimental, câmara fria e área administrativa, entre outros. O espaço tem cerca de 800m² e foi inaugurado em 2020, com recursos federais (R$ 500 mil) e municipais (R$ 330 mil). No local são promovidos cursos profissionalizantes e diversas atividades de Segurança Alimentar que envolvem a comunidade.

O ministro parabenizou a equipe e agradeceu pela acolhida.

"Estou muito contente e vejo aqui uma estrutura adequada. Trata-se de uma referência em Segurança Alimentar, promovendo entre outros benefícios o combate ao desperdício de alimentos", disse.

Ele também divulgou o Programa Brasil Fraterno - Comida no Prato, uma ação do Ministério da Cidadania para mobilizar doações de gêneros alimentícios. Pelo programa, os mercados podem doar alimentos que estão próximos da data de vencimento. Depois, são repassados para instituições por meio do Banco de Alimentos. Ele chegou a fazer uma demonstração de parte do processo, que é regulado pelo site do Ministério da Cidadania.

O prefeito Adiló Didomenico agradeceu a visita a Caxias.

"Estamos felizes, especialmente com a notícia da continuidade do Alimenta Brasil. Sua presença é um bálsamo para todos os abnegados parceiros da Segurança Alimentar aqui presentes, num momento de extrema dificuldade em que enfrentamos números crescentes, tanto de famílias locais como de imigrantes em situação de vulnerabilidade social", disse.

O titular da Smapa, Rudimar Menegotto, apresentou dados do Município, com destaque para a agricultura familiar.

"É a vocação de Caxias do Sul, onde existem 2.752 estabelecimentos rurais e grande produção de hortifrutigranjeiros", observou.

O secretário destacou que a produção caxiense é responsável por 80,4% do abastecimento da Ceasa Serra e por 20,9% da Ceasa Porto Alegre.

"Agricultores de Caxias vendem seus produtos para 18 estados brasileiros", acrescentou.

Menegotto e Adiló entregaram um kit com vinhos e sucos de vinícolas locais ao ministro. Entre os presentes, estavam a diretora técnica de Segurança Alimentar e Nutricional de Caxias, Cristina Fabian Gregoletto, o frei Jaime Bettega, o empresário Euclides Sirena (um dos fundadores do Banco de Alimentos), vereadores, secretários, representantes de entidades parceiras e cooperativas, além de diversos agricultores.

Principais ações

:: Banco de Alimentos – 10 milhões de quilos de alimentos arrecadados e doados desde o início das operações, em 2005, e 106 entidades cadastradas.
:: Cozinha Experimental – atividades diversas, cursos profissionalizantes e produção de 40 quilos de pão por semana no recém-iniciado projeto + Q Pão.
:: Hortas Comunitárias – cerca de 90 famílias beneficiadas em duas hortas e uma terceira em fase de implantação.
:: Restaurante Popular – 1.280 refeições/dia em parceria com Associação Mão Amiga (durante o ano de 2021, foram servidas 218.994 refeições).
:: Núcleo Integrado de Políticas Públicas (espaço no Bairro Cânyon onde funcionava a cozinha comunitária e que hoje reúne diversas ações sociais).
:: Troca Solidária – 11.850 famílias beneficiadas durante o ano de 2021, além dos benefícios ambientais.

Leia também:
Caxias do Sul inicia atividades de conscientização da exploração infantil e combate aos crimes de internet
Tíquete médio nas vendas de Dia dos Pais pode ter incremento de 20% em Caxias do Sul
Caxias do Sul é a quinta maior rota cervejeira do país
Cancelada a reunião pública para debater concessão de parques e praças em Caxias do Sul
Codeca aumenta em mais de 16% agendamento para coleta de materiais de grande porte

Tags:

Caxias do Sul voltará receber repasse Programa Alimenta Brasil visita ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento