Siga nossas redes sociais
Logotipo - Em Brasília, Adiló busca por recursos para obras e projetos para Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Em Brasília, Adiló busca por recursos para obras e projetos para Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Demandas

Em Brasília, Adiló busca por recursos para obras e projetos para Caxias do Sul

Chefe do Executivo cumpriu extensa agenda nesta terça-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fabiana de Lucena/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) passou esta terça-feira (23) em Brasília. A primeira agenda foi na Câmara dos Deputados. Adiló passou nos gabinetes de alguns deputados e senadores gaúchos e entregou o Guia de Captação de Recursos organizado pela Secretaria da Receita Municipal.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Ao deputado federal Lucas Redecker (PSDB), o prefeito solicitou que lidere a busca de recursos para a implantação do projeto Aeromédico do Samu.

A partir do meio-dia, iniciou-se as agendas marcadas nos ministérios dos Transportes e Infraestrutura, de Portos e Aeroportos, das Cidades e, por fim, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No Ministério dos Transportes, Adiló foi recebido pelo diretor de Obras Públicas, Allan Machado. Na pauta, verbas para a construção do viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte e também a importância da duplicação de trecho de 960 metros da BR-116 no perímetro urbano, local recorrente de acidentes.

Machado sugeriu ao prefeito a inclusão do projeto do viaduto no PAC da Infraestrutura a fim de captar os R$ 50 milhões para a obra. Adiló solicitou que Machado intervisse junto ao DNIT para agilizar a duplicação do trecho da BR-116.

Acompanhado pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr. e pelo presidente da CIC, Celestino Loro, Adiló esteve na Secretaria de Aviação Civil no Ministério de Portos e Aeroportos. O assunto foi o andamento do projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, com o coordenador geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes. Maffili aguarda o envio do projeto de infraestrutura do sítio aeroportuário na sexta-feira (26), prazo dado pela empresa vencedora da licitação Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda..

"Maffili nos informou dos prazos. A partir da entrega da complementação do projeto na sexta, a SAC tem 30 dias para dar o parecer. Estando tudo certo, que deverá estar, porque a equipe da SAC acompanha desde o início, o projeto estará apto para ser licitado. Importante destacar que Maffili nos disse que o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha é o mais importante projeto de aeroporto regional na SAC e tem seus recursos assegurados via PAC", informa o Chefe do Executivo.

Na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, o secretário Leonardo Picciani, recebeu a comitiva caxiense. Mais uma vez, o prefeito cobrou a liberação de financiamento, já aprovado, para a implantação dos tanques de contenção, conhecidos como piscinões.

Picciani informou que o assunto está com o Ministro da Casa Civil desde 8 de janeiro aguardando a publicação da portaria.

"A dificuldade é que este projeto não está no PAC por ser uma obra de saneamento. E o governo está priorizando as obras do PAC. Mas Picciani se comprometeu a agilizar esse processo de suma importância para Caxias", diz Adiló.

A última agenda, no final da tarde, o prefeito tratou sobre as melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani na Gerência de Controle e Fiscalização da Anac, com Marcos Roberto Eurich da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) e com Guilherme Couto da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Estava presente também o comandante Clairton Hammer, vice-presidente de Operações da Orion Aeroportos, consultoria contratada para assessoria técnica para as adequações apontadas pela Anac em vistoria no ano passado.

"O encontro foi muito importante para apresentação à Anac das medidas que já estão sendo adotadas pelo Município, por meio do Plano de Ações Corretivas, que visam adequar e aperfeiçoar o nosso aeroporto", avalia o secretário Willenbring.

Leia mais:
Exposição de cartoons ocorre no Shopping Villagio, em Caxias do Sul

Jogos Coloniais da Fenavinho, de Bento, apontam representantes de São Pedro
Restauro da Capela do Santo Sepulcro, de Caxias, deverá ser concluído em 2025
Comissão define os desenhos do Calendário Ecológico 2025, de Caxias
Cientistas apresentam pesquisas com células-tronco, em Farroupilha

Tags:

Demandas Brasília Adiló Didomenico busca recursos obras projetos Prefeitura de Caxias do Sul Caxias do Sul