Siga nossas redes sociais
Logotipo - Elvio Gonçalves lança o sexto livro \'Conversas Roubadas\', em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Elvio Gonçalves lança o sexto livro \'Conversas Roubadas\', em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Literatura

Elvio Gonçalves lança o sexto livro 'Conversas Roubadas', em Caxias

Sessão de autógrafos ocorre nesta quinta-feira, das 18h às 23h, no Zarabatana Café, no Ordovás

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Vania Marta Espeiorin/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O escritor Elvio Gonçalves lança sua sexta obra literária, nesta quinta-feira (9), das 18h às 23h, no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, com uma proposta diferente, mais artesanal.

O livro é uma coletânea de crônicas que, em seu formato, valoriza a produção manual e a tiragem de pequena escala. Isso porque, para além do conteúdo, com flagrantes de comentários alheios, a maioria trazendo graça e certo tom de ironia, foi impresso em gráfica expressa, com capa de papel kraft e encadernação costurada à mão, potencializando o artesanato.

"Narrando pequenas histórias de pessoas anônimas, recolhidas em diversos locais e cidades, transformando-as em livro artesanal, quero aproximar o público da literatura e incentivar a formação de novos leitores", enfatiza Elvio.

Ao todo, são 100 páginas com 36 textos. Alguns se aproximam do miniconto, a exemplo de "Legítima defesa", que mostra a resistência e a força do livro em meio ao mundo dos smartphones. Por vezes, o autor se expressa como narrador, outras, como protagonista do momento.

Entre os cenários mais explorados para escutar os papos dos outros: mercados, ônibus e cafés. Caxias do Sul, cidade que Elvio adotou para viver; Porto Alegre; Torres; Alegrete; e Itália são alguns dos ambientes visitados pelas crônicas, que carregam pitadas de humor, surpresa, reflexão ou leve indignação.

Participa com Elvio dessa produção literária a arquiteta e urbanista Eloisa Giazzon, que dá vida à capa, com uma ilustração que sugere o envolvimento do leitor. Balões vazios podem ser preenchidos de diálogos numa imagem de cidade, com gentes, árvores, prédios, céu, pequenas estrelas e sol, ao mesmo tempo. Eloisa também responde pela encadernação manual e muito bem acabada, feita junto com a professora Maria Leonora Zamboni e Pedro Giazzon, da Editora Hortagráfica. As ilustrações internas e a diagramação são de Ernani Carraro e a revisão, de Germano Weirich. O livro custa R$ 40.

Criador e coordenador do projeto Book Truck, Elvio já teve seu trabalho reconhecido com o Prêmio Trajetórias Culturais do Rio Grande do Sul.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias anuncia datas das audiências para discutir ocupação da Maesa
MPRS e MPF ajuízam ações por declarações de vereador de Caxias
Prefeito de Caxias diz que discurso de Sandro Fantinel foi uma “infelicidade”
Cerca de 6 mil alunos recebem duas refeições por turno em Caxias
UAB aprova encaminhamento jurídico em defesa da Maesa em Caxias

Tags:

Literatura Elvio Gonçalves lança livro 'Conversas Roubadas' crônicas Caxias do Sul