Educador recebeu a honraria da Câmara de Vereadores nesta terça-feira
redacao@serraempauta.com
11.10.2023 - 14h29min
As palavras de Elói Gallon, 63 anos, ressoaram como um alento pelo plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta terça-feira (10), quando o educador recebeu o título de Cidadão Caxiense.
"Tenho pensado tanto em autoajuda, mas tenho a segurança em dizer que a melhor autoajuda é ajudar", afirmou o homenageado, prosseguindo com uma bela lição:
"Em relação às crianças e adolescentes, nós precisamos aprender com os verdadeiros educadores do futuro, os indígenas e as comunidades e povos tradicionais. Aprender com eles que os filhos não são somente de quem os gerou, os filhos são filhos da comunidade. São, portanto, nossos filhos também e é responsabilidade nossa cuidar de todas as crianças e adolescentes", afirmou, deixando a plateia emocionada.
Em meio ao público, a filha Maiara, o filho Matheus e Luana, namorada do filho e embaixatriz da Festa da Uva 2024. A ausência da esposa Nilza – que estaria de aniversário hoje e, amanhã, completa dois anos de seu falecimento – reacendeu a saudade, especialmente porque foi ela que sempre o acompanhou no cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, missão que abraçaram juntos, e tiveram a companhia dos filhos.
A emoção se elevou quando Gallon disse que estenderia a homenagem também à esposa.
"A Nilza é responsável por grande parte do que consegui contribuir com esta cidade. Praticamente tudo nós fizemos juntos", declarou, informando que deixaram um livro pronto chamado “Cordão Umbilical”, e será lançado no dia 10 de novembro, às 19h30min, no Colégio Murialdo. Todos são convidados para a sessão de autógrafos, disse Gallon.
Durante a solenidade, o educador teceu agradecimentos à vereadora Estela Balardin (PT), autora da iniciativa, e ressaltou que a viu crescer e se tornar vereadora; agradeceu também a todo o Parlamento, aos amigos e a quem o acompanhou ao longo de sua trajetória.
Estela destacou que, além de reconhecer o trabalho de Elói, a entrega do título é uma forma de valorizar indiretamente os cidadãos e cidadãs que dedicam sua vida a desenvolverem uma cidade mais justa e igualitária. Conforme a parlamentar, é também uma forma de homenagear Nilza (in memoriam) e destacou a entrega de Gallon à área social.
"Seu comprometimento é um exemplo a ser seguido por todos nós, um farol que nos guia a um mundo mais justo, solidário e inclusivo. É com grande gratidão e admiração que entregamos este título a um homem extraordinário cujo coração generoso e determinação têm sido uma luz de esperança para cada um de nós. Que seu exemplo nos inspire a fazer a diferença em nossa comunidade, lembrando-nos que, juntos, podemos construir um mundo melhor a todas as gerações futuras", enfatizou Estela, reforçando a doação e o afeto que o agraciado destinou a crianças e adolescentes ao longo da vida.
O presidente do Legislativo, vereadora Zé Dambrós (PSB), considerou muito justa a condecoração ao educador. A seu lado, na mesa de autoridades, esteve a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcanotto, que representou o Executivo durante a cerimônia. Junto ao público, marcaram presença o deputado estadual Pepe Vargas (PT) e a ex-vereadora e ex-deputada federal Ana Corso (PT).
Sobre o homenageado
:: Segundo a exposição de motivos da matéria, Elói Gallon nasceu em Caibi, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1960. Filho de agricultores, trabalhou no campo até a maioridade. Na cidade, estudou até a quarta série primária, nível máximo que havia. Gallon almejava sair dos campos e concluir o antigo segundo grau. Com intenção de continuar seus estudos, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Veranópolis, onde concluiria o Ensino Médio.
:: O homenageado mudou-se, então, para Caxias do Sul, no início de 1987. Em julho do mesmo ano, deixou o Seminário dos Freis Capuchinhos e continuou trabalhando com crianças e adolescentes. Passou a cursar Filosofia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a trabalhar na Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (conhecido como ACPMEN ou atual Murialdo Santa Fé). Nesse mesmo período, passou a integrar a Pastoral do Menor, onde permanece até o momento. Concluiu a licenciatura em Filosofia no ano de 1990.
:: Ainda no final da década de 1980, passou a trabalhar com crianças e adolescentes em situação de rua, na Comissão Municipal de Amparo à Infância (Comai). Também deu aulas de Ensino Religioso e Filosofia no Colégio La Salle Carmo.
:: Em dezembro de 1987, conheceu Nilza Aparecida Zanatta, com quem se casou em 1990 e teve dois filhos: Matheus (31 anos) e Maiara (26 anos). Em 1992, elegeu-se conselheiro tutelar, cargo que exerceu até 1995.
:: Em janeiro de 1997, foi nomeado diretor da Infância e da Adolescência da Fundação de Assistência Social (FAS), pelo então prefeito Pepe Vargas (PT). Na FAS, permaneceu até o final de 2004, tendo ocupado também os cargos de diretor de Promoção da Cidadania (2002) e presidente (2004).
Leia mais:
Círculo Saúde tem novo diretor administrativo financeiro
Macrodrenagem no Santa Catarina, em Caxias, será cadastrada no PAC
Exposição fotográfica Pele celebra mulheres negras em Flores
Caxias realiza mais de 1,3 mil inscrições em programas habitacionais
ARTIGO 'Uma Feira de todos'
Tags:
Homenagem Elói Gallon recebe título Cidadão Caxiense Caxias do Sul autoria Estela Balardin