Câmara de Vereadores realizou sessão solene nesta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
23.06.2023 - 16h57min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul reconheceu a atuação social da advogada Elisabete Hercília Padilha, por meio da entrega do título de Cidadã Caxiense. A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira (22). A honraria partiu de proposta do vereador Gilfredo De Camillis (PSB) e foi aprovada pela unanimidade do plenário. Quem conduziu a solenidade foi o 2º vice-presidente da Casa, vereador Renato de Oliveira (PCdoB).
Em nome de todos os parlamentares, Camillis fez o pronunciamento e apresentou o histórico da vida da homenageada, que é natural de Vacaria e veio para Caxias em fevereiro de 1987. Chamando-a de Bete, como é mais conhecida, o vereador exaltou sua força para os estudos e para o trabalho, o espírito de solidariedade e a persistência.
"Quem convive com a Bete sabe de sua paixão pela advocacia. Para além de sua vida profissional, é na militância do voluntariado que ela tem uma legião de amigos. Bete é uma daquelas pessoas que acredita que, para vivermos bem, aquele que nos rodeia também precisa estar bem. Ela não mede esforços para fazer isso acontecer", relatou Camillis.
De acordo com o parlamentar, essa dedicação e senso de auxílio são valores que a advogada aprendeu com a mãe Lourdes, para quem, quanto mais pessoas felizes estiverem próximas umas das outras melhor viverão. A dedicação ao bem comum levou a homenageada a presidir a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (Scan), em 2019, permanecendo no comando até hoje. Também a estimula a se envolver com a causa animal e com a proteção às crianças.
"Elisabete Padilha personifica o espírito do bem comum. A determinação em ajudar o próximo é exemplo a todos nós. Seu trabalho reflete a importância de sermos sensíveis, solidários e generosos e de estarmos comprometidos com a comunidade, pois cada um de nós tem poder de fazer a diferença. Que esse título possa retribuir um pouco do que você já fez pela cidade", frisou o parlamentar.
Antes do pronunciamento de Elisabete, a plateia acompanhou um vídeo com depoimentos de familiares e amigos, destacando a trajetória da homenageada.
Na tribuna, a advogada agradeceu ao vereador Camillis, a toda a Câmara, aos amigos e aos familiares, pela distinção. Ela conta que não esperava a honraria e ficou emocionada. Disse que Caxias do Sul a acolheu muito bem. Aqui, encontrou-se profissionalmente no Direito, enxergando a lei como ferramenta poderosa de promover a justiça e equilibrar as relações sociais, e passou a desenvolver a solidariedade.
"Esse título, além de me honrar, vem para reconhecer todo o esforço de colocar em prática o que aprendi com meus pais. Sou de família humilde e para eles era fundamental a questão social e de estudos. Minha mãe ensinou a ajudar o próximo. Assim, a gente aprendeu a se tornar profissional e pessoas melhores. Dedicar uma parte de minha vida às causas sociais tem se tornado uma jornada de amor e empatia que tem transformado a forma de eu ver o mundo", ressalta a presidente da Scan, afirmando que o amor e os atos solidários podem provocar impactos significativos na vida de alguém.
No caso do voluntariado na Scan ou no Castrapet, que é projeto de amparo aos animais, explica que mais aprende e recebe afeto do que dá. Por isso, se diz privilegiada e grata por tudo. Por isso, deixou como conselhos ao público ter empatia pelo outro, fazer o bem sem olhar a quem, e ser acolhedor consigo e com o próximo.
Leia mais:
Terraplanagem do novo Centro de Proteção Animal deve iniciar em setembro, em Caxias
ARTIGO Regular para proteger nossas famílias: Por que apoiar o PL das Fake News
Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados
Candidatas a rainha da Festa da Uva participam do encerramento da Campanha do Agasalho em Caxias
CIC de Caxias anuncia as empresas ganhadoras do Troféu Ítalo Victor Bersani
Tags:
Reconhecimento Câmara de Caxias título Cidadã Caxiense Elisabete Hercília Padilha Caxias do Sul