Alexandre Bortoluz e Elisandro Fiuza são candidatos a presidente e vice, respectivamente
redacao@serraempauta.com
29.11.2022 - 13h22min
Os vereadores Alexandre Bortoluz (PP), Elisandro Fiuza (Republicanos), Maurício Marcon (Podemos), Maurício Scalco (Novo) e Sandro Fantinel (Patriota) anunciaram na manhã desta terça-feira (29), a formação de uma chapa formada por partidos de direita para a disputa à presidência da Câmara de Caxias do Sul. Bortoluz e Fiuza, concorrem, a presidente e vice, respectivamente.
Um acordo informal prevê o rodízio na presidência do Legislativo caxiense entre os partidos que receberam o maior número de votos na útima eleição e que tem as maiores bancadas. Nesta legislatura, as siglas são: PTB, PT, PSB e PSDB. Em 2021, o cargo de presidente foi ocupado por Velocino Uez (PTB), neste ano a vereadora Denise Pessôa (PT) preside a Mesa Diretora. Em 2023, o nome do vereador Zé Dambrós (PSB) é o indicado para ocupar a função.
Durante a transmissão da live, os parlamentares que formam a chapa de oposição ressaltaram que a decisão não é contra Dambrós, mas contrária ao PSB – partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que integra a chapa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os parlamentares reforçaram que a chapa está aberta para o ingresso de outros vereadores. O bloco anti-PT da Câmara é formado ainda pelos vereadores Adriano Bressan (PTB), Gládis Frizzo (MDB) e Ricardo Daneluz (PDT). Os três não participaram do lançamento.
Bortoluz disse que é com "grande satisfação que faz essa movimentação".
"A gente precisa manter esse posicionamento. (...) Para a gente continuar nesse rumo de que a gente consiga fazer um trabalho correto, de direita, dos posicionamentos de liberdade de expressão, de Deus, pátria e família", comentou o progressista.
Para Fiuza, a proposta conta com o princípio de independência.
"A proposta de estabelecermos essa chapa com o presidente Bortola (...) Respeitando o que o nosso público acredita na gente nos princípios e valores da família e da fé. Temos uma posição de uma chapa de direita", afirmou.
Leia também:
Caxias do Sul terá espetáculo natalino junto às Lojas Magnabosco
PMI do Centro de Compras de Caxias tem dois grupos interessados
Prefeitura de Caxias inaugura escola no Loteamento Campos da Serra
Mutirão vacina mais de 2,5 mil crianças contra meningite, em Caxias
Feira Turística e Cultural, em Caxias, recebe cerca de 20 mil pessoas
Tags:
Eleição Mesa Diretora presidência Câmara de Caxias chapa oposição direita Alexandre Bortoluz Elisandro Fiuza Caxias do Sul