Governador visitou as pontes entre Bento e Cotiporã, e o Distrito de Santa Bárbara a São Valentin do Sul
redacao@serraempauta.com
25.05.2024 - 22h21min
Depois de passar pelos municípios de Sinimbu e Putinga, o governador Eduardo Leite (PSDB) encerrou, em Bento Gonçalves, as visitas deste sábado (25) a locais atingidos pelas enchentes. O Município da Serra sofreu com as cheias e com muitos deslizamentos em encostas de morros em razão da terra encharcada pelo excesso de chuva em maio.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O governador percorreu, ao lado do prefeito Diogo Siqueira (PSDB), alguns dos trechos mais afetados na RS-431, como o que fica no Vale Aurora e a ponte que ligava Bento Gonçalves a Cotiporã, na Linha Alcantâra, e que foi levada pelas águas do Rio das Antas.
Leite também esteve na ponte de Santa Bárbara, que já havia sido destruída na enxurrada de setembro e contava com uma balsa para travessia temporária, também levada pelas cheias de maio.
Embora o cenário seja de grandes estragos, muitos pontos já foram liberados e há máquinas trabalhando na limpeza e restabelecimento dos acessos.
"A reconexão das grandes estradas estruturantes está em curso e vários pontos já estão liberados, mas as estradas do interior também nos preocupam, pois são utilizadas para o escoamento da produção em regiões com muitos pequenos produtores, como é o caso aqui", destacou Leite.
Segundo o governo, a administração estadual disponibilizou mais de R$ 100 milhões aos municípios em horas-máquina para restabelecer as conexões e viabilizar passagens emergenciais nos locais onde pontes foram levadas.
Leite também esteve na localidade de Faria Lemos, área rural do Município e uma das mais afetadas. Leite acompanhou os trabalhos do posto de comando e do Núcleo de Riscos Geológicos, instalados no ginásio da comunidade.
A equipe que trabalha no local é formada por servidores do Estado do Rio Grande do Sul e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, e da Prefeitura de Bento, além de colaboradores da Vale. Eles estão analisando as áreas com estragos e monitorando os pontos com risco de novos desmoronamentos para determinar a liberação ou interdição das áreas e garantir a segurança dos moradores.
Leia mais:
Vice-presidente da República cumpre agendas com setor produtivo em Caxias do Sul
Startup de Caxias do Sul é vendida para grupo luso-brasileiro
Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, recebe fiéis neste final de semana
FAS repassa um salário mínimo para famílias desabrigadas em Caxias
Atleta caxiense de badminton disputará Pan-Americano sub-19, no México
Tags:
Enchentes Eduardo Leite vistoria situação RS-431 Bento Gonçalves