Evento reuniu cerca de 50 participantes no Ginásio Enxutão
redacao@serraempauta.com
02.03.2024 - 13h23min
Os olhos passeavam encantados pelo lugar, sorrisos expressivos e o grito da torcida tomou conta do ambiente. Esse foi o cenário da edição dos Jogos Coloniais da Festa da Uva para pessoas com deficiência (PcD). O evento ocorreu na tarde de quinta-feira (29), e reuniu cerca de 50 participantes, no Ginásio Enxutão, em Caxias do Sul.
A cobertura da Festa da Uva tem oferecimento de:
Antiquário Jonathan Franco
Burritos Fantásticos
DCA Engenharia
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Alunos do Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), da Escola Estadual Especial João Prataviera e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), prestigiaram os jogos.
Depois de uma abertura divertida feita em um "confronto" no cabo de guerra, os participantes ainda vivenciaram as provas de amassar uva com os pés, arremessar queijo, fazer biguli e andar de carrinho de lomba. Os presentes também ganharam brindes e medalhas alusivas ao evento.
"Foi uma tarde maravilhosa! Obrigada a todos pelo carinho na condução do evento. Isso é marcante para as crianças e professores", comentou a professora aposentada, Anelise Lautert, acompanhante do irmão, Everton Lautert, 53 anos, que sempre fica na expectativa para o momento de participar dos jogos e da programação da Festa.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), as princesas da 34ª Festa da Uva, Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, e o vereador Gilfredo De Camillis, também marcaram presença.
O coordenador da seção de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Smel, Tiago Frank, destaca o objetivo e a importância da inclusão de atividades destinadas às pessoas com deficiência no calendário da Festa da Uva.
"Devemos chegar às entidades que fazem esse atendimento e também ampliar a oferta do que nós temos, de acordo com as demandas, que são atendidas dentro dos nossos programas e projetos. A gente tem que ter esse olhar para a comunidade de pessoas com deficiência, para que tenham um espaço de inclusão, divertido e lúdico como foi hoje", comentou.
Leia mais:
Caxias do Sul Basquete perde para Unifacisa em casa
Liberada primeira parte do novo acesso ao Serrano, em Caxias
Finep sinaliza apoio Feira Brasileira do Grafeno, em Caxias
Mulheres são responsáveis pela maior parte das famílias da Zona Norte de Caxias do Sul
VÍDEO: Confira as principais atrações do último final de semana da Festa da Uva, em Caxias
Tags:
Inclusão edição Jogos Coloniais PcD encanta público Caxias do Sul Enxutão