Pré-candidato do PT ao Piratini encerrou ciclo de assembleias populares regionais para montagem de seu plano de governo
redacao@serraempauta.com
24.07.2022 - 11h56min
Esperança e empolgação marcaram a última edição do ciclo de assembleias populares regionais do plano de governo de Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao Palácio Piratini. Cerca de 450 pessoas lotaram o Teatro Murialdo neste sábado (23), em Caxias do Sul. O evento reuniu representações dos municípios que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. O combate à fome, a geração de emprego e o desenvolvimento regional foram os temas destacados como prioritários pelas populações envolvidas.
Pretto falou do papel importante da região para a economia do RS. Lembrou que em várias ocasiões esteve em Caxias conversando com diversos setores, como indústria, saúde, educação e produção, através da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), do Hospital Geral, da Universidade de Caxias de Sul (UCS) e de cooperativas do setor vitivinícola. Sobre desenvolvimento regional, comentou que um dos gargalos da Serra gaúcha é a infraestrutura. A respeito disso, criticou o modelo de concessão de rodovias do atual governo do Estado, que está criando praças de pedágio que terão tarifas altas.
"Isso vai encarecer o custo de transporte, e a população vai pagar mais caro pelos produtos da região. O preço vai ser colocado em cada garrafa de suco de uva, de vinho, nos móveis das indústrias, entre outros. É uma taxação imposta sem nenhum diálogo com a população", alertou.
Pretto ainda avaliou as assembleias populares, e disse que o seu plano de governo será fruto de muita verdade.
"O que nós vamos colocar no papel é o que nós vamos cumprir depois. O governo que nós queremos leva em conta a participação das pessoas e o desenvolvimento regional. Por onde eu passo, vejo que as pessoas não querem esmola ou favor, elas querem oportunidades", observou.
Além da participação presencial nas assembleias, a população gaúcha também tem à disposição a Decidim Povo, plataforma digital que pode ser acessada em https://decidimrs.com.br. A ferramenta reúne opiniões e sugestões para o plano de governo petista.
O que disseram
Escutar para governar é o mote da pré-campanha de Pretto. O modelo de participação acontece por meio de porta-vozes, especialistas nos temas prioritários, que expõem as principais carências e sugerem soluções aos problemas regionais. Em outro momento ocorreram as explanações e entregas de documentos ao pré-candidato, por parte de lideranças comunitárias, movimentos populares, sindicatos e de entidades.
O tema justiça social e pão na mesa foi trazido pelo auditor fiscal do trabalho e gerente do Ministério do Trabalho e Previdência Social em Caxias, Vanius Corte. Ele destacou que o Brasil regrediu, com 33 milhões de pessoas passando fome. Avaliou também que a volta dessa situação no país não é uma fatalidade, nem é uma obra do acaso, mas fruto de um projeto político e econômico, que destruiu políticas públicas. Questionou ainda qual foi a política de assistência social dos dois últimos governos no RS. Como sugestão, disse que é preciso retomar e reforçar as redes de assistência social e restabelecer políticas de combate à fome, emprego e valorização do salário mínimo.
A psicóloga, educadora popular e militante do coletivo de mulheres trabalhadoras "Las Margaritas", Joanne Cristina Pedro, disse que a economia solidária precisa ser valorizada e apoiada como instrumento de inclusão social e de geração de renda com preservação do meio ambiente. Para ela, a economia popular apresenta não somente um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável, mas também oferece um projeto de sociedade mais fraterna e inclusiva.
O desenvolvimento econômico foi abordado por Silvana Piroli, que é coordenadora regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo ela, no aspecto econômico é preciso pensar o tipo de desenvolvimento que se quer para o país.
UAB
O presidente da União das Associações de Bairros e da Associação Amigos da Maesa, Valdir Walter e Paulo Sausen, respectivamente, entregam um documento com as principais demandas das entidades. Além de investimentos nas áreas da saúde, educação e regularização fundiária, os líderes comunitários pediram atenção sobre o processo de ocupação da Maesa.
Leia também:
Vereadora sugere criação de Museu da Festa da Uva em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias do Sul visita obras do Samae em andamento
Audiência pública discutirá o enfrentamento da covid-19 em Caxias do Sul
Prefeitura protocola projeto para concessão de subsídio para o transporte coletivo de Bento Gonçalves
Frente de centro-esquerda anuncia criação de comitê de apoio a candidatura de Lula e Alckmin em Caxias do Sul
Tags:
Eleições 2022 assembleia regional construção plano de governo pré-candidato PT Piratini Edegar Pretto Caxias do Sul