Siga nossas redes sociais
Logotipo - Economia de Caxias tem leve alta em fevereiro movida pelo comércio | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Economia de Caxias tem leve alta em fevereiro movida pelo comércio | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Desempenho

Economia de Caxias tem leve alta em fevereiro movida pelo comércio

Indicadores do bimestre foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela CIC e CDL

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Alencar Turella/CDL Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 0,8% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), nesta segunda-feira (7). O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo setor do comércio, que teve alta de 3%. A indústria avançou 0,6%, enquanto o setor de serviços recuou levemente (-0,1%).

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Na comparação com fevereiro de 2024, houve queda de 0,8% na atividade econômica, com destaque positivo para o setor de serviços, que cresceu 6,9%, e para o comércio, com alta de 1,5%. A indústria, por outro lado, retraiu 5,8% no mesmo período.

No acumulado do primeiro bimestre de 2025, a economia caxiense cresceu 1% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. O desempenho foi puxado pelos serviços, que registraram alta de 7,6%. A indústria e o comércio apresentaram retrações de 2,3% e 0,2%, respectivamente.

Já o indicador "acumulado de 12 meses" mostra crescimento econômico de 5,7% em Caxias, com destaque para os serviços (12,1%). A indústria teve aumento de 3,5% e o comércio, de 1,4%.

De acordo com o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, o aumento nas vendas do varejo caxiense em fevereiro é reflexo de uma recuperação após o período de festas de fim de ano e o início das aulas.

"É fundamental manter o emprego formal para que a população tenha recursos para consumir ou quitar suas pendências. A economia em 2025 ainda apresenta sinais de alerta, com a taxa de juros elevada para conter a inflação. Apesar disso, a inflação continua a subir e os preços para os consumidores também aumentam, o que levou o Banco Central a revisar para baixo a projeção de crescimento do PIB nacional, agora abaixo de 2%", contextualiza o economista.

No mercado de trabalho formal, Caxias gerou 2.329 vagas em fevereiro. A Indústria liderou a geração de empregos com saldo positivo de 1.321 postos, seguida pelos serviços (723), comércio (288) e construção (104). O único setor com desempenho negativo foi a agropecuária, que fechou 107 vagas. O estoque total de empregos formais chegou a 173.281 vínculos ativos.

No setor externo, o saldo da balança comercial do Município acumulou 48,1% de crescimento no primeiro bimestre do ano. O indicador acumulado de 12 meses aponta queda de 28,2% no saldo comercial, totalizando US$ 174 milhões.

Leia mais:
ARTIGO - Banco de Leite Humano, um compromisso com a vida, a saúde e o futuro
Projeto quer impedir que agressores exijam pensão alimentícia das vítimas
Concluído asfalto na estrada Menino Jesus, em Forqueta, interior de Caxias
Filme caxiense Por Todos Nós será lançado nesta terça, no UCS Teatro
Quadra do ginásio Vasco da Gama, em Caxias, recebe novo telhado

Tags:

Economia desempenho economia Caxias do Sul leve alta fevereiro movida comércio