Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
05.04.2024 - 09h22min
A economia de Caxias do Sul cresceu 5,7% em fevereiro, na comparação com janeiro, resultado do desempenho positivo da indústria (10,1%) e dos serviços (1,2%). Na comparação com fevereiro de 2023, a economia local cresceu 14,5%. Também neste indicador, a indústria registrou alta de 14,7%, enquanto os serviços cresceram 23,9%.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
As vendas no comércio apresentaram ligeira queda de 0,35% em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano. Os números do varejo também foram negativos em relação ao mesmo período de 2023 (-2,72%) e nos últimos 12 meses (-1,51%). Estes e outros indicadores foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2024 com igual período do ano passado, houve um crescimento na economia da ordem de 10,7%. Os serviços cresceram 21,7%, enquanto a indústria cresceu 7,7%. O cenário do comércio ainda é de queda no acumulado deste ano (-2,13%). Os serviços, ao contrário, caíram 2,1% no acumulado do ano. No acumulado de 12 meses, o índice também é de alta: 5,4%.
Para o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Mello Cardoso, a avaliação de longo prazo, que compara fevereiro de 2024 com o mesmo mês do ano passado, demonstra que a economia local teve um crescimento bem representativo. Ele lembra que a atividade econômica costuma ter oscilações e variações setoriais dependendo do mês, mas "no conjunto da obra, a economia de Caxias do Sul vem com um viés positivo nos últimos meses", frisou Cardoso.
Em relação aos postos de trabalho, o estudo traz dados do Caged que mostram que o mercado formal apresentou aumento de 2.847 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,7% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.638 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 167.899.
Comércio
Mesmo com o bom resultado nas vendas de material escolar, que ajudou o segmento de livraria, papelaria e brinquedos a ter alta de 3,91%, o ramo mole apresentou queda de 2,57%. No ramo duro, que registrou leve aumento de 0,40%, os segmentos que tiveram crescimento foram os de automóveis, caminhões e autopeças novos, com 2,97%, e de informática e telefonia, com 2,32%.
O assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosar Leandro Ness, lembra que fevereiro, historicamente, tem as vendas prejudicadas por ter menos dias e o feriado prolongado de Carnaval. O economista também cita a proposta de aumento de impostos pelo Governo do Estado como um fator que merece atenção dos comerciantes.
"Elevação de impostos tendem a gerar resultados negativos, porque as empresas reduzem a produção e investem menos. Na hora de comprar, as pessoas dão preferência aos itens básicos, o que pode vir a impactar nas vendas do varejo local. A perspectiva para o longo prazo ainda continua com um cenário de estabilidade, com tendência a um ritmo de crescimento inferior ao do ano passado", contextualiza Ness.
Leia mais:
Autotravi, de Caxias, projeta receita líquida de R$ 110 milhões até 2027
Definido vencedor da concessão das placas de rua em Caxias do Sul
Cia Garagem, de Caxias do Sul, integra programação do Sesc Circo
Caxias do Sul passa a ter atendimento especializado para pessoas trans e travestis
Fenakiwi, em Farroupilha, já tem 70% dos espaços comercializados
Tags:
Desempenho economia Caxias do Sul alta 5,7% fevereiro janeiro indicadores econômicos indústria comércio serviços