Siga nossas redes sociais
Logotipo - Economia de Caxias do Sul recua 2,4% em setembro, mas mantém crescimento anual | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Economia de Caxias do Sul recua 2,4% em setembro, mas mantém crescimento anual | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Desempenho

Economia de Caxias do Sul recua 2,4% em setembro, mas mantém crescimento anual

Na comparação anual o cenário é positivo. Setembro apresentou um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2023

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Créditos: Camila Ruzzarin/MCom Comunicação/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A economia de Caxias do Sul apresentou desaceleração no mês de setembro, registrando uma queda de 2,4% em relação ao mês anterior, conforme relatório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), divulgado nesta terça-feira (12).

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A retração foi puxada pelos setores da indústria e comércio, que recuaram 3,5% cada, enquanto o setor de serviços se manteve praticamente estável, com uma ligeira alta de 0,2%.

Na comparação anual, contudo, o cenário é positivo. Setembro apresentou um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2023, impulsionado por um aumento expressivo de 15,1% no setor de serviços e 7,3% na indústria, embora o comércio tenha mostrado uma leve queda de 0,3%.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a economia caxiense cresceu 7,3%, com destaque novamente para o setor de serviços, que avançou 14,8%.

"Esse declínio em setembro era esperado em razão de menos dias úteis, mas quando se compara com o ano passado, houve incremento, com números bem interessantes. A tendência é de permanecer um crescimento de 5%, ou um pouco acima, para fechamento da economia de Caxias do Sul em 2024, um número bastante robusto, expressivo e superior ao que temos visto no Estado e no cenário nacional", analisa Tarciano Mélo Cardoso, diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias.

De acordo com o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, a ausência de uma data comemorativa significativa em setembro faz com que o período apresente estabilidade ou queda. Ele também menciona a incidência dos feriados nacional (dia 7) e estadual (20), em que muitas pessoas acabam viajando para outras cidades.

"Apesar de setembro não ter sido favorável, pela segunda vez em 2024 o acumulado de 12 meses ficou positivo em 1,20%, mostrando que mesmo com a queda em relação ao mês passado, olhando no longo prazo, o resultado é positivo. Os ramos relacionados aos eventos climáticos, que em meses anteriores tiveram aumento nas vendas, neste mês registraram redução, comparado ao mês passado, como é o caso dos materiais de construção e material elétrico, e também eletrodomésticos, móveis e bazar. O destaque positivo ficou por conta da venda de implementos agrícolas, o que mostra como os agricultores estão se preparando para o cultivo das próximas safras”, observa Ness.

Mercado de trabalho

As vagas de empregos formais da cidade também seguem em recuperação, com a criação de 715 novas vagas em setembro. A indústria liderou a geração de empregos, respondendo por 501 vagas, seguida pelo comércio, com 259 postos de trabalho. No acumulado do ano, foram gerados mais de 7,4 mil empregos formais em Caxias.

Leia mais:
Empresa de Caxias do Sul entrega 49 carregadores elétricos no RS e SP
Prefeitura de Caxias realiza concurso no próximo domingo, na UCS
Escola agrícola está com inscrições abertas até 18 de novembro, em Caxias
Instituições lançam projeto Caminhos Seguros, em Caxias do Sul
Saúde lidera discussões do Programa Vereador por um Dia, em Caxias

Tags:

Economia desempenho Caxias do Sul recua 2,4% setembro crescimento anual