Dados foram apresentados nesta quinta-feira pela CIC e CDL
redacao@serraempauta.com
08.08.2024 - 19h30min
Depois de registrar uma queda de 7,2% em maio, a economia de Caxias do Sul apresentou uma recuperação significativa no mês de junho, com uma aceleração de 3,6% em comparação ao mês anterior. Os números do desempenho foram apresentados nesta quinta-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Todos os setores econômicos da cidade registraram crescimento, com destaque para o setor de serviços, que aumentou 4,3%. A indústria e o comércio também contribuíram positivamente, com crescimentos de 3,8% e 1,8%, respectivamente.
Na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, ajustada para a sazonalidade, o crescimento foi de 1,6%. O setor de serviços se destacou mais uma vez, com um aumento de 7,5%, enquanto o comércio cresceu 3,8%. A indústria, entretanto, apresentou uma queda de 2,4%.
"Os números são bastante positivos. O desempenho dos serviços está puxando toda a economia no ano. É um crescimento muito importante e destacado", avalia o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Alexander Messias.
No acumulado do primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia de Caxias mostrou um crescimento robusto de 7,5%. O setor de serviços liderou o crescimento com um aumento de 16,4%, seguido pela indústria com 4,3% e o comércio com 1,7%.
No indicador de longo prazo, que analisa o desempenho acumulado dos últimos 12 meses, a economia cresceu 4,2%. O setor de serviços novamente se destacou com um crescimento expressivo de 18,3%, enquanto a indústria e o comércio enfrentaram retrações de 1,8% e 1,3%, respectivamente.
Avaliação do comércio
O gerente Administrativo Financeiro da CDL, Carlos Alberto Cervieri, cita o bom resultado nas vendas do Dia dos Namorados como um dos motivos para o crescimento registrado em junho.
Segundo ele, o período sem chuva e o frio na semana que antecedeu a data influenciaram na alta de 4,2% nas vendas deste ano e no tíquete médio de R$ 259,72, conforme apontou amostragem da CDL Caxias junto aos lojistas.
"O Dia dos Namorados contribuiu para a venda de itens de vestuário, além de outros produtos como flores, perfumes, vinho, utensílios domésticos e joias. As datas comemorativas sempre ajudam a impulsionar as vendas, e no caso do mês de junho, também ajudaram na recuperação em relação ao mês de maio, em que o varejo sentiu os impactos das enchentes. Para o segundo semestre, temos a expectativa de que o comércio se recupere com ainda mais força", acredita Cervieri.
Leia mais:
Fiscalização de Trânsito inicia atendimentos no CIOp em Caxias
Unimed Nordeste-RS promove ação de conscientização sobre amamentação
Empresa de móveis corporativos de Flores da Cunha apresenta novo executivo
UCS participa de mapeamento em cidades atingidas pelas chuvas no RS
Randoncorp fecha segundo trimestre de 2024 com receita líquida de R$ 3 bilhões
Tags:
Economia desempenho Caxias do Sul fecha semestre alta acumulada 7,5%