CIC e CDL divulgaram os números do ano passado nesta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
09.02.2024 - 08h25min
Apesar de o último mês do ano se encerrar com 1,1% de queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 4,6% no acumulado de 2023, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de que a atividade econômica local fecharia com índice positivo de janeiro a dezembro. Estes e outros números foram divulgados nesta quinta-feira (8), na CIC Caxias, pelas duas entidades empresariais.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Os serviços apresentaram o melhor resultado do período, crescendo 20,9%. O comércio registrou leve alta de 0,6%, enquanto a indústria obteve resultado anual negativo em -3,3%.
Tanto o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, como os diretores de Planejamento, Economia e Estatística Tarciano Mélo Cardoso, Maria Carolina Gullo, Joarez Piccinini e Marcos Rossi Victorazzi afirmaram que os serviços puxaram o crescimento da economia de Caxias do Sul em 2023, evidenciando a demanda aquecida pós-pandemia nos setores de feiras, eventos, lazer e turismo, e que 2024 começa cercado de expectativas e incertezas no cenário econômico em razão de o País registrar um rombo de cerca de R$ 230 bilhões nas contas públicas.
Cardoso complementou que "os serviços em Caxias do Sul vêm nessa onda crescente durante todo o período de 22 e 23, enquanto a indústria veio perdendo a velocidade de crescimento que acumulou durante 2021, chegando em níveis negativos durante os últimos meses". Em dezembro, por exemplo, os indicadores compras e vendas industriais apresentaram quedas superiores a 25%.
A economista Maria Carolina Gullo ressaltou que os indicadores setoriais caxienses seguiram a tendência apresentada pela indústria brasileira, que caiu 3,5% em 2023, e pelo comércio, que teve alta de 1,7%, denotando uma performance mais fraca nacionalmente. "Não somos uma ilha", comentou.
Empregos - O ano de 2023 se encerrou com um total de 161.598 postos de trabalho em Caxias. Esse é o maior número desde 2015, quando o Município atingiu a marca de 164.610 trabalhadores formais.
Mais de três mil vagas de emprego foram geradas ao longo de 2023, um crescimento de 2,1% sobre 2022. Serviços e indústria foram os setores que mais contrataram no período.
Comércio internacional - Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do Município. As exportações caíram 7%, e as importações, 7,6%. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse queda de 5,9% no ano passado, ficando no patamar de U$ 253 milhões.
Para o diretor da CIC Caxias Joarez Piccinini, as exportações de Caxias deveriam ser maiores, mas a explicação para isso não ocorrer, segundo ele, está na dificuldade de os produtos manufaturados locais competirem no mercado internacional, em decorrência do Custo Brasil. O principal volume das importações caxienses é de máquinas e aparelhos, insumos usados na produção de materiais de transporte, que compõem a maior fatia das exportações locais.
Comércio registra leve crescimento
Depois de um 2022 de retomada nas vendas, o comércio caxiense registrou leve crescimento de 0,62% nas vendas de janeiro a dezembro de 2023. No mês marcado pelo Natal, data mais importante para o varejo, os números apontaram para um incremento de 2,87% na comparação com novembro. Já em relação ao mesmo período de 2022, o resultado foi de queda de 3,51%.
Segundo análise do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, os números mais modestos de fechamento do ano já estavam previstos nas pesquisas de intenção de compras para as datas comemorativas. Vendas na Black Friday e Natal apontaram pequeno crescimento e puxaram para baixo o resultado nos meses de novembro e dezembro.
De acordo com a CDL Caxias, as projeções de mercado para 2024 seguem a tendência de um crescimento tímido. Entretanto, a taxa de juros sendo mantida abaixo dos dois dígitos influencia para uma possível melhora nas vendas ao longo do ano. A entidade reitera, porém, que os resultados locais são regidos pelas incertezas sobre o futuro da economia mundial e do próprio país, mas que atua para dar todas as condições para o desenvolvimento do comércio caxiense.
Leia mais:
Empresa de Caxias do Sul vende mais oito veículos Marruá para Aruba
Em jogo equilibrado, Caxias do Sul Basquete perde para o Cerrado
Inicia transição para atender demandas da iluminação pública em Caxias
Inscrições abertas para 18 oficinas de artesanato em Caxias do Sul
Google Circle: A revolução que vai mudar o jeito de realizar pesquisas online
Tags:
Desempenho economia Caxias do Sul 2023 crescimento 4,6%