Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nesta terça-feira pela CIC e CDL
redacao@serraempauta.com
15.02.2023 - 09h16min
Apesar de o último mês do ano se encerrar com 4,2% de queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 4,1% em 2022, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de que, no acumulado de janeiro a dezembro, a atividade econômica local fecharia com índice positivo.
O comércio apresentou o melhor resultado do período, crescendo 11,4%. A indústria (2,4%) e os serviços (3,1%), também fecharam o ano com crescimento. Estes e outros números da economia caxiense foram divulgados nesta terça-feira (14), na CIC Caxias, pelas duas entidades empresariais.
Tanto o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, como os diretores de Planejamento, Economia e Estatística Maria Carolina Gullo e Alexander Messias afirmaram que 2022 foi um ano muito bom para a economia de Caxias, e que 2023 começa cercado de expectativas e muitas incertezas no cenário econômico.
Os indicadores setoriais caxienses seguiram a tendência apresentada pela economia do Rio Grande do Sul e no Brasil em 2022, quando comércio e serviços foram muito bem, enquanto a indústria registrou uma performance mais fraca.
"A economia do Rio Grande do Sul foi muito melhor do que a brasileira nos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, mesmo que a gente não possa comparar esses indicadores, podemos dizer que Caxias do Sul contribuiu muito para esse bom desempenho do estado gaúcho em todos os setores", analisou Maria Carolina.
Empregos
O ano de 2022 se encerrou com um total de 158.776 postos de trabalho em Caxias, um estoque muito próximo do registrado em 2018. Mais de seis mil vagas de emprego foram geradas ao longo de 2022, um crescimento de 3,9% sobre 2021. Indústria e serviços foram os setores que mais contrataram no período.
Comércio internacional
Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do Município. As exportações cresceram 37,8%, atingindo quase US$ 800 milhões, enquanto as importações cresceram 21,1% em 2022. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse alta de 86,1% no ano passado.
Em 2022, os principais destinos das exportações caxienses foram Chile, Argentina, Estados Unidos, México e Uruguai. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Leia mais:
Caxias recebe R$ 800 mil do Programa Alimenta Brasil
Bento Gonçalves fecha 2022 com mais de 1 mil empregos gerados
Vinícola Lovatel, de Caxias, apresenta projeto de investimento no enoturismo
Venda de uvas nas praças inicia nesta quarta-feira, em Caxias
Festa de Santo Antônio, de Bento, apresenta campanha de comunicação
Tags:
Balanço do ano economia Caxias do Sul fecha 2022 crescimento 4,1%