A indústria liderou o avanço, com uma alta de 6,8%
redacao@serraempauta.com
14.09.2024 - 16h04min
Em julho de 2024, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 5,7% em comparação ao mês anterior, com todos os setores registrando resultados positivos. A indústria liderou o avanço, com uma alta de 6,8%, seguida pelos serviços, que cresceram 4,7%, e pelo comércio, com um aumento de 4%. O desempenho da atividade econômica foi divulgado pela CIC e CDL na quinta-feira (12).
Quando comparado ao mesmo mês de 2023, o desempenho da economia foi ainda mais expressivo, registrando uma elevação de 11,5%. A indústria cresceu 12,8%, os serviços 12,3%, e o comércio, embora em ritmo menor, avançou 5,8%.
No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a economia de Caxias expandiu 7,7%. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para esse resultado, com crescimento de 15,9%. A indústria teve um incremento de 5%, enquanto o comércio registrou uma alta mais modesta, de 2,3%.
Entretanto, ao analisar o período de 12 meses, verificou-se um desempenho contrastante entre os setores: enquanto os serviços mantiveram um crescimento robusto de 17,2%, a indústria e o comércio enfrentaram retrações de -1% e -0,5%, respectivamente.
No mercado de trabalho, julho trouxe a criação de 291 novos postos formais, com destaque para o setor de serviços, que gerou 213 vagas. A indústria também contribuiu positivamente, com 170 novos empregos, enquanto os setores de agropecuária, construção e comércio apresentaram saldos negativos. No acumulado do ano, Caxias do Sul gerou mais de seis mil empregos formais. No total, o Município soma 169.541 empregos com carteira assinada.
Comércio exterior
A cidade registrou um crescimento de 587% no saldo da balança comercial em julho, quando comparado ao mês anterior. Contudo, em relação a julho de 2023, houve uma queda de -11,6%, e no acumulado de 12 meses, a retração foi de -38,4%. Materiais de transporte representaram 41% das exportações, enquanto máquinas e aparelhos corresponderam a 49% das importações.
De acordo com o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mélo Cardoso, as exportações somaram U$ 70 milhões em julho, levando o saldo da balança comercial a U$ 26 milhões no período.
Os principais destinos das exportações foram Estados Unidos, Chile e Argentina, e os principais fornecedores de importações foram China, Itália e Alemanha.
Leia mais:
CSG retira materiais de propaganda política de seis rodovias estaduais
Prefeitura de Caxias entrega mais 100 títulos de propriedade de terrenos
UCS participa de fórum internacional do Brics, na Rússia
Tanque de detenção de água é limpo no Bairro São Luiz, em Caxias
Trabalho de detonação segue para reconstrução da Estrada Luiz Daneluz, em Caxias
Tags:
Economia desempenho CIC CDL Caxias do Sul cresce 5,7% julho