Siga nossas redes sociais
Logotipo - Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Desempenho

Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto

Números foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela CIC e CDL 

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Denise Suzin Borges/CIC Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O mês de agosto registrou alta de 5,2% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. O resultado é devido ao desempenho positivo tanto da indústria, como dos serviços. Os números do desempenho da economia caxiense foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5), pelo diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Gelson Dalberto, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando um crescimento de 5,7% em 2023. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a alta é de 8,2%, enquanto nos últimos 12 meses, o índice de crescimento chegou a 5,6%.

Na análise por setor, a indústria registrou alta de 6,5% na comparação entre agosto e julho, enquanto o setor de serviços apresentou crescimento de 6,7% em agosto em relação a julho.

Em relação a agosto do ano passado, a indústria teve crescimento de 2,4%, enquanto comércio registrou queda de 10%. Os serviços registraram 29,1% de alta.

O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarsiano Mello Cardoso, explicou que os serviços demoraram mais a sair da pandemia, período em que os números do setor ficaram bem defasados.

"Estes 29,1% são um incremento bastante significativo", afirmou.

Comércio

Depois de registrar aumentos nas vendas por dois meses seguidos, agosto voltou a apresentar resultado negativo no comércio caxiense. A queda foi de 1,87% na comparação com julho e mais acentuada em relação ao mesmo período de 2022, com declínio de 9,96%. Já no acumulado do ano – de janeiro a agosto – o índice ficou positivo em 2,42%. Nos últimos 12 meses, o incremento é de 5,79%.

O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, credita os resultados de agosto às temperaturas acima das esperadas para o mês. Ele destaca a queda de 8,66% no segmento de vestuário, calçado e tecidos como um indicativo de um inverno menos rigoroso e a consequência negativa para o varejo local.

"Apesar dos resultados de longo prazo ainda serem positivos, vemos esses índices desidratando a cada mês. No acumulado do ano estamos com 2,42% e, no acumulado de 12 meses, 5,79%. Os números não podem ser tratados como ruins, mas estão em queda. E é por esse motivo que precisamos ficar atentos aos resultados dos próximos meses para que possamos fechar o ano com resultados melhores dos que tivemos no ano passado", analisou o economista.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, abordou o fraco desempenho nas vendas para o Dia dos Pais como outro fator que impactou no resultado de agosto. De acordo com Cervieri, a data apresentou estabilidade em relação ao ano anterior, com mais de 75% dos lojistas relatando que as vendas foram iguais ou piores na comparação com 2022.

Postos de trabalho

Em relação aos postos de trabalho, em agosto houve 7.936 admissões e 7.149 demissões em Caxias, resultando na geração de 787 empregos formais. O setor de serviços foi o que mais contratou, com 523 admissões, seguido pela indústria, com 232 contratações.

Desta forma, Caxias conta com um estoque de 161.872 empregos, o melhor resultado desde 2015, quando se atingiu a marca de mais de 164 mil trabalhadores formais. No acumulado do ano de 2023, Caxias registra a criação de 3.644 empregos.

Leia mais:
Festa da Criança ganha mais espaço na Plácido de Castro, em Caxias
Câmara lança “Inspiração Popular” na Feira do Livro de Caxias
Chega a 51 o número de mortos nas enchentes do Vale do Taquari
Cetec promove debate sobre futuro profissional no sábado, em Caxias
Esquadrilha da Fumaça se apresenta no dia 11 de outubro em Bento

Tags:

Desempenho economia Caxias do Sul cresce 5,2% agosto indústria serviços comércio