Dados foram divulgados nesta quinta-feira pela CIC e CDL
redacao@serraempauta.com
14.06.2024 - 11h59min
A economia de Caxias do Sul apresentou um crescimento de 2% no mês de abril, se comparado a março, conforme o levantamento mensal realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), divulgado nesta quinta-feira (13).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Este desempenho positivo foi puxado principalmente pelos setores de serviços, que cresceu 3,8%, e da indústria, que teve um aumento de 2%. Em contrapartida, o setor de comércio apresentou uma leve retração de -0,9%.
"O mês de abril ainda não recebe o impacto da calamidade gaúcha. Ainda não temos a dimensão de quanto a crise vai influenciar a nossa região, e se os efeitos climáticos serão negativos ou positivos para a economia", observou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mélo Cardoso.
Porém, ao comparar o desempenho de abril deste ano com o mesmo período do ano anterior o crescimento é de 18,7%. Todos os setores contribuíram para essa ascensão, com destaque para serviços e indústria, que aumentaram 21,6% e 21%, respectivamente. O comércio, apesar de um crescimento mais modesto, registrou um aumento de 6,5%.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, observa-se um aquecimento geral da economia em 12,1%. O setor de serviços liderou esse avanço com um crescimento de 20,9%, seguido pela indústria, com 10,8%, e pelo comércio, com 1%.
No indicador "acumulado 12 meses", a atividade econômica de Caxias do Sul registrou um crescimento de 5,9%.
"É um crescimento bastante expressivo e importante para a região até o fechamento do quadrimestre", acrescentou Cardoso.
No entanto, ao se analisar por setor, o panorama é misto. O setor de serviços se destacou com um expressivo incremento de 21,9%, enquanto o comércio e a indústria apresentaram resultados negativos, com quedas de -2,1% e -0,4%, respectivamente.
"Serviços têm sido a bola da vez", ressaltou o diretor da CIC Caxias, acrescentando que isso pode ser justificado por um deslocamento da renda da população para os serviços em detrimento do consumo direto no comércio.
Para o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosar Leandro Ness, o encolhimento nas vendas em abril se deu mesmo com a manutenção da queda na taxa básica de juros e a desaceleração da inflação.
"Neste ano, a Páscoa foi mais cedo, ainda em março, o que contribuiu para que o resultado em abril ficasse abaixo do mês anterior. O que nos preocupa é a tendência de bastante dificuldades nos próximos meses, devido à tragédia climática que afetou o Estado e a nossa cidade, e que deverá reduzir as vendas nos períodos que se avizinham", concluiu Ness.
Empregos
Em abril, Caxias manteve um estoque de 169.291 empregos, com 9.523 admissões e 8.258 desligamentos, resultando na geração de 1.265 novos empregos formais.
A indústria foi o setor que mais contratou, criando 901 vagas, enquanto o setor de agropecuária registrou um saldo negativo, com a perda de 240 postos no período.
Leia mais:
Previsão do tempo aponta chuva e possibilidade de deslizamentos no RS
Secretaria da Cultura de Caxias do Sul lança Coro Sênior
Desastre climático derruba imagem de santa em Cruzeiro do Sul
Boccati lança projeto de vinhos que levará quatro pessoas para a Itália
Novo procedimento de pouso amplia operações no Hugo Cantergiani, em Caxias
Nova adutora do Sistema Marrecas tem vazamento durante fase de testes em Caxias
Tags:
Desempenho economia Caxias do Sul cresce 18,7% abril 2024 comparação 2034 CIC CDL